Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Highway Unicorn (Road to Love)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lady Gaga ao chegar na conferência de imprensa de Gaga: Five Foot Two durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2017.
Lady Gaga ao chegar na conferência de imprensa de Gaga: Five Foot Two durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2017.

"Highway Unicorn (Road to Love)" é uma canção gravada pela cantora e compositora norte-americana Lady Gaga para o seu segundo álbum de estúdio, Born This Way (2011). Composta, produzida e arranjada pela própria em colaboração com Fernando Garibay e DJ White Shadow, foi descrita como um tema de electropop com influências de música dance e rock e elementos de música industrial. A artista revelou que o cantor norte-americano Bruce Springsteen foi uma enorme influência enquanto compunha as letras e produzia a canção. O saxofonista Clarence Clemons, que tocou o seu instrumento em vários temas de Springsteen, foi convidado por Gaga para que tocasse o saxofone em "Highway Unicorn (Road to Love)".

O tema foi recebido com opiniões positivas pela crítica especialista em música contemporânea, com muitos analistas elogiando a sua sonoridade reminiscente à canções lançadas ao longo da década de 1980, com a sua instrumentação sendo favoravelmente comparada a "Don't Stop Believin'" (1981) da banda Journey. "Highway Unicorn (Road to Love)" foi interpretada por Gaga nos concertos da digressão The Born This Way Ball (2012-13), na qual era o tema de abertura. Aquando do lançamento inicial de Born This Way, a faixa fez uma estreia na tabela musical norte-americana Hot Dance/Electronic Digital Songs e na tabela de download de singles internacionais da Coreia do Sul após um forte registo de vendas digitais em ambos territórios. (leia mais...)