Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Igreja Universal do Reino de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja Universal do Reino de Deus, também conhecida pela sigla IURD, é uma igreja evangélica neopentecostal, com sede na catedral de Del Castilho, na cidade do Rio de Janeiro, o Templo da Glória do Novo Israel.

Fundada no dia 9 de julho de 1977, por Edir Macedo, tornou-se o maior e principal grupo neopentecostal do Brasil, Também está presente, segundo a instituição, em quase 200 países, sendo mais disseminada nas nações de língua portuguesa. Atualmente, é a 5ª maior instituição no Brasil, sendo a 4ª maior igreja protestante e a 29ª maior denominação religiosa no mundo com seis milhões de pessoas.

A Rede Aleluia que pertence a IURD, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM que cobre mais de 75% do território nacional, e mais de 20 repetidoras da IURD TV. Na internet, ela tem o portal Arca Universal. Na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas Plenitude, Obreiro de Fé e Mão Amiga. Na área da indústria fonográfica, a Universal conta com a gravadora Line Records, especializada no gênero gospel. A Unipro é responsável pelas publicações de livros da Universal, cujos principais autores são bispos da própria IURD, mas em sua maioria escritos pelo seu fundador Edir Macedo, com dezenas de títulos publicados, destacando-se Nos Passos de Jesus e Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, cada um com milhões de exemplares vendidos. A Rede Record, embora não pertença diretamente a instituição IURD e sim ao Edir Macedo, é controlada pelos pastores e bispos da Universal, entre eles o bispo Honorilton Gonçalves vice-presidente da emissora. Somando, a Central Record de Comunicação mais as emissoras de rádio e televisão da igreja, torna a IURD como a maior controladora de concessões de televisão do Brasil ultrapassando assim o Grupo Globo em número de emissoras próprias. (leia mais...)