Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Jorge VI do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alberto Frederico Artur Jorge (em inglês: Albert Frederick Arthur George) (Norfolk, 14 de dezembro de 18956 de fevereiro de 1952) foi rei do Reino Unido e dos Domínios da Commonwealth com o título de Jorge VI. Também foi o último imperador da Índia e o primeiro chefe da Comunidade Britânica.

Como segundo filho de Jorge V não era esperado que herdasse o trono, o que fez com que passasse parte de sua vida sob a sombra da popularidade de seu irmão mais velho, Eduardo. Serviu à marinha e à força aérea durante a Primeira Guerra Mundial, retomando seus compromissos públicos usuais após o término do conflito. Casou-se com Lady Elizabeth Bowes-Lyon em 1923 e teve duas filhas: Isabel e Margarida.

Em 1936, com a morte de seu pai, seu irmão mais velho ascendeu ao trono como Eduardo VIII. No entanto, menos de um ano depois, o novo rei manifestou o interesse de casar-se com a socialite norte-americana Wallis Simpson, com quem já mantinha um relacionamento. Advertido pelo primeiro-ministro Stanley Baldwin de que razões políticas e religiosas impediam tal consórcio, Eduardo VIII decidiu abdicar em favor de Jorge, que se tornou o terceiro monarca da Casa de Windsor. (leia mais...)