Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Ngô Đình Cẩn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ngô Đình Cẩn (vietnamita: [ŋo˧ ɗɨ̞̠n˦˩ kəŋ˦˩]; Huế, 1911Saigon, 9 de maio de 1964), também conhecido como Dragão Negro, foi o irmão mais novo e confidente do primeiro presidente do Vietnã do Sul, Ngô Đình Diệm, e um importante membro de seu governo. Diệm colocou Cẩn no comando do Vietnã central, estendendo-se de Phan Thiết no sul até a fronteira no paralelo 17, com Cẩn efetivamente governando a região como um ditador. A partir da antiga capital imperial de Huế, Cẩn operava exércitos privados e uma polícia secreta e ganhou a reputação de ser o mais opressor dos irmãos Ngo, organizando a repressão e prendendo comunistas e pessoas que tinham divergências pessoais contra ele. Por isso, o Sr Cẩn é considerado a pessoa mais cruel da família Ngo, conhecido pelo povo como o "tirano da região Central".

Na juventude, Cẩn era seguidor do nacionalista Phan Bội Châu. No final da década de 1940 e início dos anos 1950, ele trabalhou para organizar o apoio a Diệm, enquanto vários grupos vietnamitas e potências internacionais procuravam firmar sua autoridade sobre o Vietnã. Cẩn, que conseguiu eliminar a oposição nacionalista alternativa no centro do Vietnã, tornou-se o senhor da guerra da região quando seu irmão se tornou presidente da metade sul da nação dividida em 1955. Ele se tornou conhecido por seu envolvimento em contrabando e corrupção, bem como por seu governo autocrático. Cẩn era considerado um líder eficaz contra o movimento político comunista Việt Cộng, que era muito mais fraco no centro do Vietnã do que em outras partes do Vietnã do Sul. Sua milícia da Força Popular foi considerada pelos oficiais dos EUA no centro do Vietnã como um oponente bem-sucedido aos comunistas.

A influência de Cẩn começou a diminuir depois que seu irmão mais velho, Ngô Đình Thục, foi nomeado arcebispo católico romano de Huế. Thục ofuscou Cẩn e promoveu agressivamente o catolicismo, o que levou à proibição da bandeira budista em 1963 durante o Vesak, a celebração do aniversário de Gautama Buda. As forças de Cẩn abriram fogo contra uma multidão que protestava contra a proibição, matando nove e precipitando a crise budista. As manifestações contínuas se intensificaram durante o verão, à medida que o regime respondia com maior brutalidade, provocando a derrubada do regime de Diệm no golpe de Estado em novembro de 1963. Cẩn recebeu asilo político do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mas o embaixador Henry Cabot Lodge Jr. fez com que o oficial da CIA, Lucien Conein, prendesse Ngô em Saigon. Cẩn foi entregue à junta militar, que o julgou e condenou a pena de morte em 1964. (leia mais...)