Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Universidade Federal de Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição de ensino superior pública brasileira localizada no estado de Goiás, sendo uma das principais da região Centro-Oeste do país.

Uma das primeiras instituições de ensino da região, foi fundada em 14 de dezembro de 1960 em Goiânia, por meio de decreto do presidente Juscelino Kubitschek. Sua história é diretamente relacionada com a expansão do ensino superior pelo interior do Brasil, bem como na integração de Goiás com a produção científica e cultural do país. Ao longo de décadas de existência, desenvolveu-se em diferentes campi, e passou por várias subdivisões que coincidiram com a divisão do estado de Goiás e, na década de 2010, a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

A instituição possuía, em 2015, mais de 150 cursos de graduação, cerca de 60 cursos de mestrado e mais de 30 doutorados, mantém 10 bibliotecas e outros espaços, como museus, laboratórios e uma editora. É considerada uma das 20 mais importantes universidades do Brasil em diferentes rankings, como o Universitário da Folha de S.Paulo, o QS World University Rankings e o Times Higher Education World University Rankings. É, também, uma das universidades mantidas pelo Ministério da Educação com maior orçamento público. (leia mais...)