Wikipédia:Critérios de notoriedade/Música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:MÚSICA
  • Nota 1: Quando se refere que algo é considerado notável ou notório, significa que os mesmos se incluem nos seus respetivos critérios de notoriedade.
  • Nota 2: Para se evitarem confusões e repetições desnecessárias, fica aqui clarificado que digressão é o mesmo que turnê, e concerto é o mesmo que espetáculo ou show.

Segundo o consenso obtido aqui e posteriormente modificado aqui, são notórios:

Música clássica

Atalho:
WP:CLÁSSICA
  • Todos os compositores bem como as suas respetivas composições, até ao inicio do século XX. A partir do início do século XX, serão os que preencherem os restantes requisitos.

Intérpretes, músicos e conjuntos

Atalhos:
WP:MÚSICOS
WP:INTÉRPRETES
WP:DUPLAS
WP:BANDAS
WP:CONJUNTOS
WP:CANTOR
WP:CANTORES

Um intérprete, músico ou conjunto (note-se que isto inclui bandas, cantores, rappers, DJs, grupo de teatro musical, etc) é notável se preencher pelo menos um dos seguintes critérios:

1. Recebeu cobertura de múltiplas fontes de relevo, como obras publicadas em fontes fidedignas e independentes do objeto em si. (Este critério inclui trabalhos publicados em todos os meios, tais como artigos em jornal e revistas bem como as suas versões online, livros, e documentários de televisão, exceto nos seguintes casos: Qualquer informação de comunicados de imprensa, outras publicações referenciadas diretamente aos músicos ou conjuntos em si como publicações próprias, e toda a publicidade que menciona os músicos ou conjuntos, incluindo a publicidade dos seus representantes ou editores, bem como divulgação ou cobertura de lançamentos de discos ou espetáculos e sites pessoais ou dos seus representantes.)
2. Teve um single ou álbum nos 10 primeiros lugares de qualquer top nacional ou internacional.
3. Teve um disco de prata certificado, ou superior em pelo menos um país.
4. Recebeu cobertura de múltiplas fontes de relevo independentes e fidedignas sobre uma digressão internacional.
5. Lançou pelo menos um disco que tenha tido repercussão nos meios de comunicação social, sendo considerado um marco importante na sua área de atuação.
6. Tornou-se o mais proeminente ou um dos mais proeminentes representantes de um estilo notável a nível nacional, ou internacional.
7. Ganhou ou foi indicado para um prémio principal da música, como um Grammy, Juno, Mercury ou outro equivalente nos seus respetivos países de origem ou atuação.
8. Ficou entre um dos três primeiros classificados de um concurso de música considerado notável a nível nacional, ou internacional.
9. Teve uma das suas músicas incluídas no genérico de um programa audiovisual (filme, novela, programa de rádio, etc) nacional ou internacional, considerados notáveis.
10. Esteja referenciado no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, ou em algum projeto análogo, de outros países.

Compositores, libretistas e letristas

Atalhos:
WP:COMPOSITOR
WP:LIBRETISTA
WP:LETRISTA

Um compositor, libretista ou letrista é considerado notável se preencher pelo menos um dos seguintes critérios:

1. Criou ou foi coautor de uma letra, libreto, música, musical de algum tipo (inclui peças de teatro, musicais, óperas, etc), ou outro tipo de composição que tenha sido considerada notável.
2. Tenha criado ou foi coautor de uma composição ou letra para uma composição que tenha ganho algum tipo de concurso considerado notável.

Singles e canções

Atalhos:
WP:CANÇÃO
WP:SINGLE
  • Singles e canções são considerados notáveis se atenderem aos critérios do ponto 1. dos "interpretes, músicos e conjuntos".
  • Canções e singles, serão criadas originalmente na lista de álbuns (ou no artigo deste, caso a lista seja desmembrada). Se o artigo do álbum se tornar muito grande ou a canção tiver material relevante e devidamente referenciado, esta poderá ser desmembrada em artigo próprio.
  • Caso a canção ou single não tenha conteúdo relevante o suficiente para possuir artigo próprio, o seu nome será redirecionado, caso este tenha artigo próprio, para o nome do álbum ou então para a lista de álbuns ou na inexistência dos anteriores para o artigo do autor.
  • Canções e singles que não tiverem sido lançadas oficialmente em nenhum álbum, deverão constar, preferencialmente, nesta ordem: no artigo da digressão ou concerto, no artigo do cantor ou num "Anexo:Lista de canções avulsas de X".
  • Canções e singles que foram gravadas por muitos cantores deverão ser descritas originalmente na lista de álbuns, ou no artigo do álbum do artista, dupla ou banda, que primeiro a gravou, sendo apenas citada nos artigos dos seus outros intérpretes.

Álbuns

Atalho:
WP:ÁLBUM

Álbuns são considerados notáveis se preencherem pelo menos um dos seguintes critérios:

1. Atenderem aos critérios do ponto 1. dos "interpretes, músicos e conjuntos"
2. O seu criador, ou criadores, for(em) notável(is).
3. Tenham-se tornado um marco importante de um estilo notório, reconhecido como tal através do estabelecido nos critérios do ponto 1. dos "interpretes, músicos e conjuntos".

Canções tradicionais ou populares (folclore)

Atalhos:
WP:POPULAR
WP:FOLCLORE
  • Canções tradicionais ou populares (assim como músicas) terão que ter um passado histórico e uma ampla representação no folclore tradicional descritas em fontes secundárias, tais como revistas de música e artigos académicos de música e antropologia.

Orquestras e grupos corais

Atalhos:
WP:ORQUESTRA
WP:CORO

Uma orquestra ou grupo coral é notável se preencher pelo menos um dos seguintes critérios:

1. Preencham os requisitos do estabelecido nos critérios do ponto 1. dos "interpretes, músicos e conjuntos".
2. Tenham um historial igual ou superior a 50 anos de existência.
3. Tenham efetuado pelo menos duas digressões internacionais que incluam a sua apresentação em pelo menos três países distintos.
4. Tenham desenvolvido um estilo próprio notório (musical ou interpretativo), reconhecido como tal através do estabelecido nos critérios do ponto 1. dos "interpretes, músicos e conjuntos".

Digressões e concertos

Atalhos:
WP:TURNE
WP:SHOW
  • As digressões e os concertos são consideradas notáveis apenas se forem de carácter internacional e receberam uma forte cobertura independente significativa que demonstrem o impacto dos mesmos nas localidades por onde passaram. Digressões não são consideradas notáveis se existir apenas uma lista de locais dos respetivos concertos e não existirem referências significativas na imprensa local.

Festivais de música

Atalho:
WP:FESTIVAL

Eventos futuros

  • Artigos e informações sobre singles, álbuns, digressões, concertos ou similares, com datas de lançamento ou inicio, confirmadas para um futuro próximo serão regidas pelo estipulado em Wikipédia:Eventos futuros.

Outros

  • Referências a professores de música, maestros, estilos musicais ou outras situações não incluídas nestes critérios deverão respeitar os critérios gerais de notoriedade estipulados em Wikipédia:Critérios de notoriedade.

Ver também