Wikipédia:Esplanada/geral/Arquivamento de referências (1abr2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gosstaria de pedir que os usuários passassem a utilizar mais serviços de arquivamento de páginas da web. Eu utilizo o webcite, pois é muito prático e simples. O endereço é www.webcitation.org/archive.php. A utilização desses serviços evita o grande problema das referências mortas, que de vez em quando empacam artigos candidatos a destaque, por exemplo. RmSilva msg 23h44min de 1 de abril de 2011 (UTC)

Fazer isso em todas as refs é meio difícil. Mas sempre que alguém resolver trabalhar em um artigo para levá-lo a destaque/bom o primeiro passo de todos deve ser arquivar as refs, pra pelo menos garantir o que já tem. Depois que se adiciona conteúdo e faz todo o resto.
Ou então arquivar pelo menos as refs que foram muito difíceis de encontrar (aí se perder ela, perde a informação) ou para informações mt sensíveis / controversas (nesse caso não se deve esperar até achar outra fonte, remove e qnd achar a ref insere de novo, não vai ficar uma informação controversa ali sem ref). Rjclaudio msg 23h52min de 1 de abril de 2011 (UTC)

Sim, é difícil colocar isso sempre. Mas é uma ideia que seja incluído na documentação uma recomendação para usar preferencialmente - nunca obrigatoriamente - o arquivamento. O ótimo é sempre melhor que o bom, e não existe nenhuma recomendação no momento que ensine os novatos a usar esse sistema, que vai viabilizar uma Wikipedia com fontes mais duradouras, e resolver a grande maioria dos casos de artigos que perdem o destaque. RmSilva msg 21h52min de 3 de abril de 2011 (UTC)

Concordo em colocar uma recomendação e uma explicação sobre como fazer isso. Podemos até citar isso na predef (ou na página) de {{ligação inativa}}, "como essa referência está inativa, quando for substituir pela nova considere arquivar para não acontecer o mesmo". Pq se a menção estiver só em uma página vai ter pouco efeito. Tem que falar logo onde tem o problema. Rjclaudio msg 00h23min de 5 de abril de 2011 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, porém se for pra usar como recomendação, não seria melhor usar o Internet Archive? Pelo o menos o IA eu sei que tem mais tradição, tem uma fundação gigante e bem estruturada por trás, esse que vc citou eu não conheço bem. Se for pra recomendar, temos que ter certas garantias de que o arquivo não vai um dia sair do ar, assim como sabemos que tb não acontecerá com a Wikipedia. Mário Henrique (discussão) 02h33min de 8 de abril de 2011 (UTC)
Há muitas coisas que não se encontram no Internet Archive. Eu acho que nunca encontrei coisas com menos de dois ou três anos. A fim de poupar recursos ao webcitacion, eu costumo começar por procurar no archive.org e só crio uma cópia no primeiro quando não existe no segundo. Quanto a garantias... Ninguém nos garante que a Wikipédia acabe antes do webcitacion. --Stegop (discussão) 02h53min de 8 de abril de 2011 (UTC)
Aqui eu indiquei o WebCite por que é mais simples de arquivar, basta ir na página destinada a isso e fornecer url e email. Até hoje não descobrir como usa o Internet Archive. Mas a recomendação seria de arquivar as referências, não importa onde. RmSilva msg 14h43min de 8 de abril de 2011 (UTC)