Wikipédia:Esplanada/propostas/Nomes de verbetes; geografia; Bahia (14dez2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nomes de verbetes; geografia; Bahia (14dez2009)

Prezados,

Antes de mais nada, o assunto envolve o nome de dois verbetes, que são homônimos, e que não sei como deslindar, com desdobramento noutros verbetes.

Dos fatos
  1. Existe, cá na wiki, o verbete para cidade baiana de Rio de Contas; ela tem este nome porque é ali que nasce o rio do mesmo nome. Este rio, inteiramente baiano, tem a infelicidade de desaguar em Itacaré - passando em muitos lugares onde, erroneamente, chamam-no de Rio das Contas.
  2. Existe, cá na wiki, o triste verbete Rio das contas; lá alguém colocou a informação por demais estranha de que se chama assim por causa do nome da cidade! Ou seja, uma cidade chamada Rio deu nome ao rio que passa nela - e não o oposto!
  3. A simples existência da cidade com o nome do rio já é prova mais que robusta de não existe um Rio das Contas, mas de.
  4. Seguindo o erro do Rio das Contas - imagino que similar ao fato de termos gente falando Itabunas em vez de Itabuna, por exemplo, até mesmo na própria cidade de Itabuna - temos aqui também o estranho título de Barão de Rio das Contas, quando o pobre do Francisco Vicente Viana foi mesmo é Barão do Rio de Contas,
  5. O erro está espalhado de tal forma, que na internet temos mesmo milhares de fontes para a grafia equivocada do nome do rio, muitos deles em blogs, jornalecos, estabelecimentos comerciais e até em apêndices do governo da Bahia velha que chama Itabuna de Itabunas...
O problema, portanto, é adequar a nomenclatura e os verbetes. Ou é o Rio de Contas, ou não é - e neste vamos chorar à Câmara de Vereadores da cidade que nem sabe escrever seu nome. Mas se o nome da cidade é o correto, porque assim é o nome do rio, gostaria de saber dos que puderem opinar se:
  1. Acrescentamos um (Bahia) ao nome do verbete Rio de Contas, movendo o verbete Rio das Contas para este nome (o que acarretaria um trabalho imenso aos bots, com o milhares de afluentes que devem haver e apontam à cidade e não ao rio, e vice-versa.
  2. Renomeamos o nome do rio - que como centro da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas (verbete que espero um dia criar) é de grande importância para uma região bastante vasta - para algo que não consigo imaginar como seja (já que não dá para nomear algo como Rio de Contas (rio) - ou dá?
  3. Deixamos tudo como está, tanto faz, não cabe à wiki consertar os erros do mundo...
  • Antes de terminar, gostaria de pedir um maior cuidado na busca de fontes para refutar essa colocação sobre os nomes; reconheço que temos "fontes" para ambos, mesmo em alguns casos aparentemente sérios. Mas a verdade é que existem milhões de fontes para coisas como o livro "Capitães de Areia" e a "Guerra dos Canudos" - como aliás foi até feito aqui na wiki mesmo para a obra-prima amadiana Capitães da Areia e a Guerra de Canudos, vemos muito erro com os nomes de coisas da Bahia que, se não começamos aqui a dar exemplo, não veremos nunca extirpadas...

Enfim, por ser algo de abrangência meio grande, trago aqui para apreciação. Espero que possam me dar alguma luz acerca do problema.

Desde já agradecido aos puderem ajudar, Conhecer (discussão) 04h10min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

O nome da cidade deve estar conforme as fontes oficiais (IBGE, página na internet do próprio município ou do estado, etc.). Para o nome do rio busque fontes altamente fiaveis como a secretaria de recursos hidricos do estado da Bahia, IBGE, mapas históricos, artigos científicos, etc. Reúna fontes de "boa qualidade" e cite-as no artigo Rio das Contas. Se o nome do rio for o mesmo da cidade, mova-o para Rio de Contas (rio), por exemplo. Não esquecendo de colocar uma aviso de desambiguação no artigo da cidade. Prowiki (discussão) 04h14min de 16 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]
  • É isso que pensei - à falta de solução melhor. Só pra ter uma ideia, não há link para o rio de água no verbete da cidade... Acho que ninguém que editou por lá imaginou que na wiki tinham feito o verbete, mas usando o das. Dessa forma, ao menos, não mexemos no nome do verbete da cidade - aqui muito mais importante pelo número de afluentes (está numa predefinição de cidades coloniais e outros tantos de cidades). Quanto às fontes sérias, começaremos pelo DNOCS, a quem está afeita a Bacia - e estas não faltarão.

Obrigado por responder, Prowiki. Vou aguardar mais um pouco, se melhor solução não aparecer, farei o movimento e demais ajustes, no verbete do rio. (deu conflito, mas não mudou muito) Conhecer (discussão) 04h31min de 16 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]