Wikipédia:Pedidos de opinião/Mudanças no processo eleitoral para o Conselho de Arbitragem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualmente nós estamos com o processo de candidaturas do CA em aberto. Entrementes, esses período está aberto desde o começo do ano, ou seja, à seis meses. Foi a duros passos que completou-se as dez candidaturas, mas aos 45:00 do segundo tempo a Belanídia amarelou e desistiu do processo. Desde então eu criei um peuqno aviso para tentar atrair usuários a se candidatarem, mas ninguem parece interessado, sendo que por algum motivo, que ignoro agora, os antigos conselheiros do CA não vão participar do certame dessa gestão.

Do geito que está, é bem provável que nós tenhamos uma eleição só no ano que vem, o que não bom para a comunidade. Atualmente, as regras são essas:

A cada ano, a comunidade elege novos integrantes do Conselho de Arbitragem, chamados árbitros.

Haverá um período de quinze dias para apresentação de candidaturas (autonomeação ou nomeação por terceiro após consentimento). Findo esse período e não havendo o número mínimo de 10 candidaturas válidas, o período de apresentação de candidaturas deverá ser prolongado por períodos de sete dias, até que o número mínimo de 10 candidaturas válidas seja atingido.

Não houve o numero minimo de dez candidaturas nos primeiros quinze dias, e óbviamente não houve nos sete dias seguintes.

Eu proponho uma modificação nesse período de sete dias. Ao invéz das candidatruas de dez interessados, solicito uma redução desse número.

Após os quinze dias, não tendo dez candidaturas, solicito a prorrogação para mais quinze dias, ainda com dez no mínimo. Não havendo numero suficiente, acredito que deveria haver um diminuição gradual, até o minimo de cinco candidaturas, tendo em vista que é comum, fora da wiki, eleições com apenas um candidato, como na FIFA, já que não há outros concorrentes.

No caso seria:

  • 15 dias, com mínimo de 10 interessados.
  • 15 dias, com mínimo de 10 interessados (prorrogação).
  • 15 dias, agora com 9 interessados.
  • 10 dias, com 8.
  • 10 dias, com 7.
  • 10 dias, com 6.
  • 10 dias, com 5.

Vale ressaltar, que o período de dias se mantem mesmo se as candidaturas se completarem, tendo em vista que o ideal é 10 ou mais candidatos à eleição.

Essa, ou qualquer outra proposta é bem vinda numa tentativa de colocar o CA em andamento.

Willy Weasley Estupefaça! 13h46min de 3 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Depois deste tempo todo de desinteresse da comunidade, acho que não queremos ou não precisamos de um CA. OTAVIO1981 (discussão) 16h28min de 3 de junho de 2011 (UTC)[responder]
Infelizmente, parece que sim. Willy Weasley Estupefaça! 16h56min de 3 de junho de 2011 (UTC)[responder]
Se a comunidade não deseja um CA devia ter a coragem de assim o decidir de uma vez por todas, não fazer perder o tempo das pobres almas que se candidataram, nem deixar o órgão degradar-se. GoEThe (discussão) 18h47min de 3 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Nao entendi muito bem a proposta. Depois de um tempo pode ter cinco candidatos pra cinco vagas? Então elege-se todos que se apresentarem, é isso? rs A comparação da Wikipedia com a FIFA foi divertida. No mais, a atual situação me parece um recado claro e silencioso dado pela comunidade, pra bom entendedor meio ponto basta. Sds MachoCarioca oi 04h49min de 4 de junho de 2011 (UTC)[responder]

A quem possa interessar: Wikipédia:Esplanada/propostas/Extinção do Conselho de Arbitragem (8jun2011). GoEThe (discussão) 16h25min de 8 de junho de 2011 (UTC)[responder]