Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki/Mais Pretas/Webinar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




framless
framless

Dia 4 de abril, às 18h30min (BRT), estaremos ao-vivo em nosso canal do YouTube com a historiadora Iamara da Silva Viana (UERJ/PUC-Rio) e a wikimedista e fundadora da iniciativa Ennegreciendo Wikipedia, Ivonne González, para refletirmos epistemologias decolonias, afrodiaspóricas e moçambicanas na Teoria da História e na Wikipédia. O Webinar terá como mediadora a historiadora Maria da Glória de Oliveira (UFRRJ), e contará com intérprete de libras para ninguém perder esse evento super necessário!

Não é preciso ter conhecimento no assunto para acompanhar a atividade. Inscreva-se através deste formulário on-line até 4 de abril. 🌻

As palestrantes

Ivonne González é fundadora do projeto Ennegreciendo Wikipedia com foco em suprir a ausência de referências, artigos e informações sobre a África e suas diásporas, sobre a cultura e personalidades notáveis panafricanas ​​na Wikipédia. Ela também é advogada, musicista profissional e ativista antirracista e militante pelo fechamento dos Centros de Internamento de Estrangeiros, na Espanha.

Iamara da Silva Viana é professora adjunta de Ensino de História do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora agregada da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua nas áreas de História do Brasil, História da Escravidão no Brasil, Morte de Escravizados e suas doenças, Ensino de História, História da Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, Memória e Patrimônio.

A mediadora

Maria da Glória de Oliveira é professora associada de História da Historiografia e Teoria da História no Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua nas áreas de história da historiografia, estudos de gênero e feminismo decolonial.