Wikipédia:Votações/Nova política de bloqueio (3)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • Fase atual: Cancelada
  • Fase seguinte: ----

Ver também

Esta votação tem por objetivo criar nova política de bloqueio.

Discussões anteriores

  • Abertura da discussão: 22/12/2010.
  • Fecho da discussão: 20/02/2011

A Wikipédia é um projeto colaborativo em que todas as contribuições construtivas são bem-vindas. No entanto, nem todos editam a Wikipédia de forma construtiva e de acordo com as políticas e recomendações estabelecidas pela comunidade. Assim, em casos em que o conteúdo da Wikipédia ou o padrão vigente possa ser comprometido por um usuário (autenticado ou não), existe a possibilidade do bloqueio (temporário ou permanente) desse usuário, de forma que fique impedido de editar em todos os domínios da Wikipédia ou apenas em alguma porção dela. Tal pode ser feito somente por administradores, de acordo com a política de bloqueio da Wikipédia lusófona. Mesmo bloqueado, o usuário continua podendo acessar o conteúdo livremente.

Em casos de menor gravidade, nos quais se possa pressumir a boa-fé ou exista a possibilidade de soluções alternativas, o diálogo sempre deve prevalecer sobre o bloqueio. Muitos usuários, principalmente os novatos, não estão familiarizados com o ambiente ou não têm ciência de que suas ações sejam incorretas. Esses usuários precisam ser guiados, e não bloqueados, em primeira instância.

Abrangência dos bloqueios[editar código-fonte]

Os bloqueios, de acordo com sua abrangência, podem ser classificados em totais ou parciais. Os bloqueios totais são aplicados, de fato, com a utilização da ferramenta de bloqueio. Nesses casos, os direitos de edição do usuário ficam suspensos em todas as páginas e domínios do projeto, com exceção da própria página de discussão (ver tópico "5. Canais de comunicação para bloqueados").

Os bloqueios parciais, por sua vez, permitem restringir o acesso a determinadas páginas ou domínios. Para viabilizar sua implementação, devem ser utilizados os filtros de edições. (Ver seção sobre como aplicar os bloqueios para cada tipo de violação)

A Wikipédia lusófona não possui autoridade sobre a Meta-Wiki, projetos associados ou Wikipédias em outros idiomas. Como tal, bloqueios gerados por esta comunidade ou pela deliberação do colegiado de administradores, independentemente de seus critérios ou abrangência, não são extensíveis a outros projetos.

Objetivos dos bloqueios[editar código-fonte]

Bloqueios devem ser aplicados precisamente na medida certa necessária para impedirem que atitudes danosas continuem sendo praticadas, podendo ser revogados ou deixar de ser aplicado tão logo se constate que não mais são necessários. Não devem ser usados como "vingança" ou "castigo", mas sim como forma de proteção, devendo os administradores, na medida do possível, através do bom senso e ponderação, aplicarem bloqueios e filtros de acordo com a real necessidade, caso a caso.

Existirão 6 períodos de bloqueio: 2 horas, 4 horas, 1 dia, uma semana, um mês e indeterminado. Os bloqueios serão progressivos entre esses períodos, e sua contagem só se referirá aos últimos dois anos. Assim, se um usuário ficar dois anos sem ser bloqueado, seu registro de bloqueios, para efeito de progressividade, será desconsiderado.

Regras de bloqueio[editar código-fonte]

  • 1- Vandalismos - inserção reiterada de conteúdo impróprio (textos sem nexo, VDA, conteúdo parcial ou de qualquer forma inválido), bem como a retirada de conteúdo válido, após ter o usuário sido avisado para não fazê-lo.
"pena": Bloqueio total de 2 horas.[n1 1]
  • 2- Vandalismos graves - Diminuir propositalmente a qualidade de um artigo, de forma sutil e explícita, com o objetivo de iludir, confundir ou manipular a opinião do leitor. Essa "diminuição de qualidade" também consiste no desrespeito aos autores anteriores, com o apagamento exagerado e injustificado de edições anteriormente válidas. Geralmente implica a necessidade de uma reversão ou num trabalhoso processo de seleção (caso contribuições positivas sejam misturadas com negativas) para deixar o artigo com a mesma qualidade de antes.
"pena": Bloqueio total de 1 dia.[n1 1]
  • 3- Destruição de espaço público - Destruir propositalmente um espaço público de discussão, através de inserção de linguagem inadequada, remoção ou modificação de discussão anterior ou arquivada (mesmo que sua própria) sem justificação aceitável ou sem riscar (usando <s></s>). Também pode ser o movimento de texto sem justificação aceitável no sumário do histórico ou sem o uso de {{movido de}} e {{movido para}}. Outras formas de destruição indireta são contempladas pelas questões relativas às normas de conduta.
"pena": bloqueio parcial em todo o domínio Wikipedia discussão, por período de uma semana. [n2 1]
"pena": bloqueio total por período de 3 dias, relativo a todos os domínios de discussão.[n4 1]
  • 5- Ofensas através do domínio principal - Usuário usar o sumário de edições ou o próprio texto de domínio principal para proferir ofensas ou provocações ofensivas a outros utilizadores.
"pena"- bloqueio total de 1 dia.
  • 6- Uso indevido de fantoches - usar mais de uma conta, numa mesma discussão, para reforçar ponto de vista ou votar mais de uma vez.
"pena": bloqueio parcial nos domínios Wikipedia e Wikipedia discussão, na conta principal, por seis meses; e bloqueio total infinito na conta fantoche. [n2 1]
6.1: somente se aplicará após comprovação através de evidências consensualmente aceitas ou através de checkuser. Essa regra não abrange a tentativa de burlar bloqueio, situação onde vale a regra sobre "tentativas de defraudar bloqueios".
6.2 - Não se punirá automaticamente o usuário novato que criar várias contas para defender um ponto de vista, de modo tão tosco que fique evidente tratar-se de fantoches. Antes, o novato deverá ser advertido de seu ato segundo as políticas.
6.3 - Administradores que utilizarem fantoches ilícitos, além da desnomeação automática, sofrerão bloqueio parcial por tempo indeterminado instantaneamente.[n2 1]
  • 7- Nome de conta impróprio - contas com nomes ostensivamente ofensivos ou parecidos com o de outro usuário, a ponto de possibilitar confusão, bem como contas que possuam quaisquer outros nomes impróprios ou que possuam expressões como bot, robot ou robô, destinados a nomes de usuários robôs.
"pena": Caso a criação de conta tenha acontecido de boa-fé, deverá ser indicada ao usuário a possibilidade de pedir a renomeação da conta. Caso este ignore o aviso, haverá o bloqueio da conta em infinito. Caso a conta seja um fantoche, valerão as aplicações do item 5.
  • 8- Nomes de bots impróprios- a não-utilização das expressões bot, robot ou robô nos nomes de usuários que sejam bots será considerada como imprópria, o usuário deverá ser avisado para que peça renomeação. Caso insista em usar tal nome impróprio, o bot será bloqueado (por período infinito).
Obs.: Os bots já em funcionamento antes da criação da política de nomes de bots não serão punidos de forma nenhuma. Apesar disso, é recomendável que peçam a um burocrata a renomeação.
"pena": bloqueio em infinito no proxie.
"pena": Ficará a critério dos administradores, conforme possibilidades técnicas, entre as seguintes opções: Opção 1 - bloqueio total de um dia. Opção 2-filtro de edições na página em que está havendo a guerra de edições.
10.1 - Caso as guerras de edições se originem de disputa pessoal e se espalhem por número alto de artigos, de modo que o filtro seja impossível de ser aplicado, será aplicado bloqueio total de 1 dia.[n1 1] Caso o editor insista em promover guerra de edição claramente desrespeitando o resultado de um consenso (por exemplo, uma mediação na aba de discussão), recolocando ou voltando a retirar conteúdo de forma diferente do que foi decidido no consenso, o filtro inicial será de um mês, ou o bloqueio, inicialmente será de uma semana.
  • 11- Violação das regras acima por IPs
"pena": O tempo máximo de bloqueio a IPs não poderá passar de um mês, com exceção dos proxies abertos (item 9), e de IPs com longo histórico de vandalismos (acima de 30 dias) e quase nenhuma contribuição válida, os quais poderão ser bloqueados por até 6 meses. O tempo de bloqueio a IPs de computadores públicos deverá ser minimizado ao máximo, devendo ser aberta uma discussão de bloqueio para que a comunidade decida o melhor a fazer no caso, sem cometer injustiças.
11.1- Caso seja observado um tipo de edição inconstante, variando entre vandalismos e contribuições positivas, indicando que se trata de um IP compartilhado
"Pena" mínimo de 2 horas e máximo de 3 dias, com exceção de casos particularmente problemáticos, onde pode haver a tomada de medidas mais drásticas, após consenso obtido em discussão de bloqueio.
  • 12- Robôs
Detalhes sobre a autorização e bloqueio de robôs (bots) está definida em Wikipedia:Robôs/Pedidos de aprovação.
  • 13- Contas de ataque
"pena": Bloqueio total em infinito na conta de ataque, e em caso de esta conta ser um fantoche de outro editor registrado, não haverá prejuízo de bloqueios ao utilizador conforme as ações efetuadas pela conta de ataque.
  • 14- Tentativa de defraudar bloqueios
"pena": Se um usuário tentar burlar um bloqueio, será acrescentado ao tempo total de bloqueio o tempo que restava por cumprir quando o tentou defraudar. — Exemplo: um usuário foi bloqueado por 30 dias e no 20º dia é pego editando com um fantoche; ainda restavam 10 dias de bloqueio. Acrescentam-se esses dias ao final, ficando ele então bloqueado por mais 10 dias (total = 30 + 10 = 40).
O número de reajustes de bloqueio pelas tentativas de fraude, conforme especificado em 3.2, fica limitado a um a cada intervalo de 24 horas. Se, por ventura, nesse interim, houver mais de uma ocorrência, o bloqueio deverá ser refeito pelo tempo inicialmente combinado a partir da data de cada nova tentativa de contorno.
Poderão existir bloqueios por períodos não especificados na tabela de progressividade, se forem por tentativas de defraudar bloqueios. A partir do momento em que a contagem do bloqueio ou filtro atinja os seis meses, este se converterá num bloqueio/filtro indeterminado.[n2 1]
Se a edição for proveniente de um endereço IP fixo, este deve ser bloqueado no máximo pelo tempo restante do usuário principal, considerando o disposto no item 11. Se vier de fantoche, este deve ser bloqueado em infinito.
  • 15 - Progressividade dos bloqueios - Ao infringir uma regra pela primeira vez naquele semestre, o usuário será filtrado ou bloqueado pelo tempo mínimo previsto. Conforme, no mesmo semestre, o usuário já tenha sido filtrado ou bloqueado pela mesma infração, seu bloqueio seguinte será progressivo, baseado nessa relação:

    • 1ª vez - 2 horas,
    • 2ª vez - 4 horas,
    • 3ª vez - 1 dia,
    • 7ª vez - uma semana,
    • 8ª vez - um mês
    • 9ª vez - indeterminado.
Assim, se por exemplo, a "pena" inicial já for de uma semana, a reincidência já acarretará bloqueio/filtro de duas semanas, e assim sucessivamente.
  • 16- Revisão de bloqueio indeterminado - Qualquer bloqueio por tempo indeterminado, poderá ser revisto, a pedido do bloqueado, ou de outro usuário com direito a voto, após seis meses. A revisão deverá ser concedida, total ou parcialmente, na medida em que se constate que não mais oferece risco à integridade do projeto. No entanto, os administradores poderão facultar o desbloqueio à realização de tarefas, de modo a tornar o bloqueio didático (por exemplo, wikificar 500 artigos em um mês), tarefas essas que poderão ser negociadas com o bloqueado, de modo que não se tornem nem muito fáceis de serem cumpridas, nem uma coisa impossível a ponto de inviabilizar de fato o desbloqueio.
  • 16.1- Para usuários bloqueados por sock puppet e/ou por período indeterminado, poderão ser abertos pedidos de revisão, cujas discussões de bloqueio poderão durar por entre uma e duas semanas. Ao final deste prazo, um administrador deverá encerrá-la, e de acordo com as regras, procederá o desbloqueio, ou em caso de negativa, informará as condições mínimas para tal, ou ainda informará o tempo necessário para que se possa pedir nova revisão. O fechamento da discussão deverá ser sempre fundamentado na política de bloqueio e a própria discussão.
  • 17- Não aplicação - Não são motivos para bloqueio: A exposição de opiniões, ideias, críticas, sugestões, propostas (mesmo que não-consensuais) nos locais adequados, respeitando as normas de conduta, a prática de atos que não estejam dentro dos servidores da Wikipédia, desde que o usuário não faça ligações externas das suas difamações dentro da Wikipédia.
17.1 Ninguém poderá ser bloqueado novamente por uma ação já punida anteriormente, ou que por consenso ja se tenham os administradores considerado que uma simples advertência bastava.
17.2 As novas regras se aplicarão aos usuários bloqueados pela regra antiga, no que lhes for mais favorável.
17.3 Com exceção do uso de fantoches e de usuários ou robôs com nomes impróprios, os bloqueios não serão aplicados se não houver sido feito até três dias após a ação imprópria ser cometida, se esta não foi reiterada.

Notas[editar código-fonte]

  1. a b c Assim que os bloqueios seletivos por domínio sejam disponibilizados pelos desenvolvedores, conforme Wikipédia:Esplanada/propostas/Bloqueios seletivos por domínio (1fev2011), a "pena" será de Bloqueio parcial no domínio principal.
  1. a b c d Para aplicar tal bloqueio, deverão ser utilizados filtros de edição, até que os bloqueios seletivos por domínio sejam disponibilizados pelos desenvolvedores, conforme Wikipédia:Esplanada/propostas/Bloqueios seletivos por domínio (1fev2011).
  1. conforme consenso na discussão da proposta, as normas de conduta poderão ser futuramente fundidas em um único texto. Quando isto ocorrer, a política de bloqueio será automaticamente atualizada.
  1. Assim que os bloqueios seletivos por domínio sejam disponibilizados pelos desenvolvedores, conforme Wikipédia:Esplanada/propostas/Bloqueios seletivos por domínio (1fev2011), a "pena" será de bloqueio parcial nos domínios de discussão.


Abuso da ferramenta de bloqueio por parte do administrador[editar código-fonte]

Um administrador deve zelar pelo cumprimento rigoroso das políticas da Wikipédia lusófona e a política de bloqueio não é exceção. De facto, esta é uma das políticas que todos os administradores devem conhecer. A quebra da política de bloqueio por parte de administradores deve ser considerada abuso de ferramentas administrativas.

É considerado abuso se algum administrador:

  • Desrespeitar os limites definidos da política de bloqueio, com o agravante de ter conflitos históricos com a pessoa envolvida.
  • Aplicar o tempo de bloqueio máximo de forma sistemática e sem justificativa plausível.
  • Fazer interpretações pessoais (não-consensuais) da política de bloqueio e outros administradores tiverem que intervir para desfazer ou adaptar.

Revisão do bloqueio[editar código-fonte]

  • 1 Em primeira instância, todos os bloqueios aplicados devem ser discutidos apenas na página de discussão do editor bloqueado ou, de modo oficial, em Discussão de bloqueio.
  • 2 Sem que haja um pedido de revisão de bloqueio e uma anulação ou diminuição desse bloqueio, não é permitido comentá-lo em qualquer outro local da Wikipédia, para além de Discussão de bloqueio (onde todos os colaboradores poderão deixar a sua opinião) ou da página de discussão do bloqueado (conforme definido no capítulo seguinte: "5. Canais de comunicação para bloqueados").
    • 2.1 É, contudo, permitido criar, no pedido de revisão formal, ligações para os comentários postados pelo usuário em sua página de diálogo (caso a este tenha sido infligido um bloqueio de abrangência plena), ou conceder a permissão a um editor bloqueado parcialmente para lá apresentar sua defesa, desde que não esteja fazendo uso inapropriado de sua página de discussão.
    • 2.2 Entretanto, se um usuário bloqueado por completo quiser solicitar a abertura de um pedido de revisão formal de bloqueio ainda durante sua vigência, poderá adicionar à sua página uma predefinição que a inclua na categoria dos pedidos de desbloqueio, de modo a chamar a atenção dos administradores, ou submeter uma mensagem ao canal de desbloqueio: unblock-pt-l@lists.wikimedia.org.
  • 3 Os pedidos formais de revisão terão duração de, no máximo, três dias. No entanto, esse prazo limite, bem como as medidas descritas na próxima subseção, não são extensíveis a usuários bloqueados por período indeterminado (e para os quais se pretenda requerer a reintegração ao projeto) ou por uso ilícito de fantoches, em decorrência de um resultado de CheckUser. Para estes, vale o que está descrito na seção "regras de bloqueio", item 16.1.
    • Ainda o item 16 da seção "regras de bloqueio" poderá excepcionalmente ser utilizado em determinados bloqueios não indeterminados, quando houver consenso entre os administradores, de que o usuário possa merecer um desbloqueio, total ou parcial, desde que cumpra determinadas tarefas editoriais.
  • 4 Imediatamente após a abertura, o pedido de revisão será incluído às mudanças recentes, de modo ampliar a participação dos usuários. A criação da página deve ser detectada por um robô, o qual, por sua vez, notificará os administradores em exercício em suas páginas de discussão.

Bloqueios considerados indevidos[editar código-fonte]

Embora os pedidos de revisão, tal como as demais solicitações a administradores, sejam concluídos por estes, as opiniões da restante comunidade, devem ser levadas em consideração, sem que no entanto se abra espaço para revanchismos por parte de desafetos, ou condescendência exagerada, por parte de amigos.

Se durante o encerramento do pedido, no máximo três dias após o início do bloqueio ou do momento em que o bloqueado solicitou a revisão em sua página de diálogo, for constatado abuso ou houver consenso pela sua incorreção, não recebendo este apoio justificado e embasado nas políticas e recomendações do projeto de pelo menos três administradores não-envolvidos, responsáveis pela análise e síntese cuidadosa dos argumentos, o bloqueio, caso ainda esteja em vigor, deverá ser desfeito.

Se no encerramento do pedido existir a oposição de um número de administradores igual aos que se posicionarem a favor; este também será desfeito por falta de consenso.

Em seguida, caso o erro seja crasso, reiterado ou claramente de má-fé, poderá ser aberto um pedido de desnomeação do administrador em Wikipedia:Pedidos de administração/desnomeações/nome do administrador (seguido de "2", "3" etc. caso não seja a primeira vez), segundo a política de eleição e desnomeação de administradores.


Canais de comunicação para bloqueados[editar código-fonte]

De modo a garantir o direito à defesa, um editor bloqueado pode fazer uso de sua página de discussão para argumentar sobre o bloqueio que lhe foi infligido. A autodefesa, entretanto, não impede que qualquer outro usuário intervenha em seu favor, desde que não entre em conflito com a política de bloqueio: ou seja, tal garantia é algo a ser somado entre os métodos de contestação de bloqueio e deve coexistir com a possibilidade de se criar um pedido de revisão em Discussão de bloqueio ou enviar e-mail para o canal de desbloqueio.

Utilização da página de discussão[editar código-fonte]

  • 1 O uso da página para se manifestar sobre o bloqueio é permitido apenas enquanto houver impedimento de edição. Ao término do bloqueio, o usuário deve utilizar apenas a seção de pedidos a administradores apropriada para se manifestar sobre o seu bloqueio ou o de qualquer outro.
  • 2 A permissão de uso da página fica a critério do administrador, que deverá analisar cada caso e aplicar ou não a restrição fazendo uso do bom senso. Entretanto, essa decisão pode ser contestada por qualquer usuário na página de discussão de bloqueios.
  • 3 A utilização da página de discussão para questionar o bloqueio não deve ferir outras políticas. Portanto, este não é um canal aberto para vandalismo, ofensas, assédio ou qualquer atitude que não compreenda a contestação estrita daquilo que envolver o bloqueio. Desta maneira, o usuário deve utilizar a página respeitando as normas de conduta e empregar a política de bloqueio a seu favor.
  • 4 Em caso de uso inapropriado da página para, por exemplo, tecer comentários abusivos, aliciantes, desestabilizadores ou não relacionados com o bloqueio, o usuário será imediatamente impedido de editá-la. Se o mau uso incluir prática de insultos, o bloqueio deverá ser aumentado por conduta imprópria
  • 5.1.5 É permitido o uso da página por outros usuários para argumentar contra ou a favor do bloqueado, desde que estes não prejudiquem o processo de apelação. Espera-se que os editores bloqueados deixem a Wikipédia, temporária ou definitivamente, com seu orgulho e dignidade intactos. Por conseguinte, não é permitido tirar vantagem de sua ausência para lhes dirigir ofensas, assédio ou provocações, em sua página de discussão, durante o período de vigência do bloqueio, ou em domínios nos quais tenham sido impedidos de editar, em casos de bloqueios parciais.
  • 6 Podem ser criadas ligações em Discussão de bloqueio para comentários postados pelo bloqueado em sua página de discussão, durante o período de vigência do bloqueio. Nesse ínterim, não é permitido incluir comentários em nome do bloqueado em outros locais do projeto para além da página de revisão.
  • 7 Em se tratando de um IP partilhado impedido de editar sua página, o tempo máximo de impedimento será de um mês.

Canal de comunicação por e-mail[editar código-fonte]

O canal de desbloqueio pode ser utilizado pelo bloqueado, durante o período de vigência de um bloqueio, para:

  • 1 Submeter um requerimento de revisão de seu bloqueio, que poderá ser aberto por qualquer administrador em Discussão de bloqueio.
  • 2 Solicitar o desbloqueio do seu endereço IP, nos casos em que a conta é desbloqueada antes do prazo inicialmente previsto e os administradores se esquecem de efetuar o desbloqueio do IP.
  • 3 Pedir a alteração dos parâmetros, possibilitando-lhe editar a própria página de discussão, durante o período de vigência do bloqueio.
  • 4 Alertar sobre falhas do sistema de bloqueio: um usuário pode, eventualmente, permanecer bloqueado um pouco além do prazo estabelecido, e é mais provável conseguir contatar algum administrador para solucionar o problema por meio deste canal do que editando a própria discussão.

Uma vez que editores anônimos não têm acesso ao recurso de contatar usuários via e-mail e podem ter sido impedidos de editar a própria página de discussão, o canal de e-mail também pode ser usado por estes para:

  • 6 Solicitar o desbloqueio de endereços de IP que, por ventura, encontrem-se sob bloqueio automático, isto é: o IP é automaticamente bloqueado por 24 horas quando a conta de algum usuário que utiliza IP partilhado é bloqueada.
  • 7 Solicitar a criação de contas de usuário, em situações nas quais não podem fazê-lo, em razão de utilizarem, no momento, um endereço bloqueado por longo histórico de vandalismo, com parâmetro para criação de conta desabilitado por questões de segurança.

Notificação de bloqueio[editar código-fonte]

É de fulcral importância que todo usuário registrado seja notificado, em sua página de discussão, sobre os motivos do bloqueio, sua duração e as possibilidades de contestação. Para tanto, podem ser utilizadas as predefinições {{bloqueado}} ou {{bloqueado-disc}}, se for permitido o uso da página de discussão pelo bloqueado.

No caso de usuários anônimos, o aviso {{Schoolblock}} pode ser utilizado para IPs de escolas ou instituições de ensino com longo histórico de vandalismo e que estejam sob bloqueios prolongados. A predefinição é incluída na página de discussão do IP e informa aos usuários a motivação do bloqueio e como solicitar a criação de uma conta ou mesmo o desbloqueio através do canal de contato com os administradores. O aviso {{Anonblock}} pode ser usado para IPs partilhados, em situações gerais.

Usuários incluídos no filtro de edições (bloqueios parciais) devem ser notificados com o aviso-padrão {{aviso-filtro}} e adicionados a Wikipedia:Filtro de edições/Bloqueios, onde será mantida uma listagem, para cada editor, informando as restrições editoriais às quais foram submetidos, os diferenciais de edição com os registros do filtro e a mensagem de notificação, e a duração dos bloqueios.

Votação - TEXTO GERAL[editar código-fonte]

1- Você concorda com o texto geral, a parte fora do destaque (que não está em amarelo)?

SIM
  1. Paulotanner (discussão) 16h33min de 20 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
  2. Gustavo Siqueira MSG 05h49min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
  3. Onjackmsg 14h13min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
  4. Capitão Pirata BruxoFale, marujo! 14h26min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
NÃO

Votação - TEXTO EM DESTAQUE - "Regras de bloqueio"[editar código-fonte]

2- O texto poderá ser aprovado ?

Integralmente
  1. Gustavo Siqueira MSG 05h49min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
  2. Onjackmsg 14h13min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
  3. Capitão Pirata BruxoFale, marujo! 14h26min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Parcialmente (deve ser justificado na terceira votação)
  1. Paulotanner (discussão) 16h33min de 20 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Não deverá ser aprovado

Votação - Possíveis oposições[editar código-fonte]

3- Caso escolha a opção "parcialmente", na votação acima, responda: quais itens das regras de bloqueio você discorda? Serão considerados aprovados aqueles que tiverem menos votos contrários do que os votos favoráveis na opção "integralmente", na votação acima.

  • 1- Vandalismos
  • 2- Vandalismos graves
  • 3- Destruição de espaço público
  • 4- Conduta imprópria
  • 5- Ofensas através do domínio principal
  • 6- Uso indevido de fantoches
  • 7- Nome de conta impróprio
  • 8- Nomes de bots impróprios
  1. Paulotanner (discussão) 16h33min de 20 de fevereiro de 2011 (UTC) Guerras de edições geralmente é um argumento usado para validar o pensamento de um editor sobre outro, mesmo que ele esteja desrespeitando o consenso e mesmo as fontes. Enquanto o texto sobre isso for fraco, sou a favor de que não esteja entre as causas de bloqueios. Caso esteja, não deve haver progressividade.[responder]
  • 11- Violação das regras acima por IPs
  • 12- Robôs
  • 13- Contas de ataque
  • 14- Tentativa de defraudar bloqueios
  • 15 - Progressividade dos bloqueios
  • 16- Revisão de bloqueio indeterminado
  • 17- Não aplicação

Comentários[editar código-fonte]

Caso tenha votado contra um dos itens na opção acima, ou tenha sido contrário a proposta de um modo geral, por favor indique nesta seção o que deve ser melhorado no texto atual.