Saltar para o conteúdo

Wikipédia Discussão:Escolha do artigo em destaque/Bairros de Istambul

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto seguinte foi movido de: Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Bairros de Istambul

Creio que me precipitei ao propor para AB, mas como ninguém me respondeu à pergunta que fiz acima em 22h06min de 1 de maio de 2012 (UTC) sobre interromper a candidatura, agora, com 4 votos a favor, nem me atrevo a insistir nessa interrupção.

Venho pedir-vos que opinem sobre a versão (ainda não terminada) que coloquei em Usuário:Stegop/Bairros de Istambul. Não alterei o artigo por dois motivos: i) já ter havido votos a favor da versão atual, bastante mais curta (estimo que a versão final terá quase o dobro do conteúdo, não contando com os mapas); ii) estar indeciso quanto a ter aqueles mapalhões.

O que fiz em termos de texto foi contextualizar melhor, dividir em secções e adicionar uma parte sobre o "centro" do lado asiático (ainda incompleto e sem refs). Quanto aos mapas, gostaria de saber o que pensam deles e/ou têm alguma sugestão. Sou péssimo com o que se relaciona com arranjos gráficos, pelo que a única solução que encontrei para mapear todos os lugares referidos no artigo foi criar todos aqueles mapas; e já que tive esse trabalho, referenciei os lugares com artigo de que me lembrei. Talvez alguém mais dotado conseguisse fazer o mesmo com menos mapas, eventualmente colocando menos pontos, mas dado que o artigo fala sobretudo dos bairros de Beyoglu e Fatih, a única forma que me ocorreu para ter os pontos relevantes legíveis em mapas com 400px de largura foi aquele que está à vista. --Stegop (discussão) 23h28min de 6 de maio de 2012 (UTC)Responder

Sobre o texto: nada a dizer, e penso que nenhum dos votantes até agora seria contra a inclusão até mesmo durante a votação, já que é um aperfeiçoamento.
Sobre as várias imagens, dois pontos:
Primeiro, estou a ver isto como algo pioneiro. São raras, raríssimas, as informações georreferenciadas deste género em qualquer das wikipédias. Sim, é verdade que imensos artigos possuem as suas geocoordenadas num mapa. Mas poder aceder a artigos a partir de uma localização de um mapa, não vou dizer que seja inédito, mas nunca vi com tanto detalhe. É interessante como complemento às listas. Porque não há-de a wikipédia tirar partido da tecnologia? A wikipédia foi fundada num tempo em que ainda não havia google maps ou sistemas do género cuja verdadeira explosão não se podia prever. Mas hoje em dia porque não adaptar-se? Isto que o Stegop fez é rudimentar (peço desculpa pela expressão, mas ele de certeza compreende o sentido), feito apenas com os recursos existentes que não estão pensados para isto, mas um dia pode ser expandido para modelos simplificados e padrão, com recurso a predefinições ou mesmo pela inclusão de novo código no media wiki, com grafismo e soluções próprias. Ou até a criação do domínio "Mapa" tal como existe o domínio "Anexo", apresentando informações graficamente em vez de por lista textual. Não seria engraçado que a ideia partisse da pt.wiki?
Dito isto em termos abstractos do conceito, falo agora da aplicação dos mapas neste artigo em particular. O primeiro faz todo o sentido. Mas a secção de mapas em baixo "carece de contexto". Acho que fazia todo o sentido que aqueles mapas estivessem no artigo do bairro correspondente ou, no mínimo, dividir ainda mais o texto em sub-sub-secções de cada bairro e cada imagem estar especificamente na secção de cada bairro, mais pequena até. Desta forma estão literalmente a flutuar no vazio, e parecem-se muito com o "guia turístico" que na contracapa traz o mapa anexo.
Off-topic, estava convencido que o Gulbenkian tinha nascido na Arménia. Polyethylen (discussão) 00h06min de 7 de maio de 2012 (UTC)Responder

O texto acima foi movido de: Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Bairros de Istambul

@Polyethylen: Concordo com tudo o que escreveu. Muito por isso é que pedi opinião, pois também me parece que aquela mega secção com os mapas está algo "deslocada". No entanto, ela é muito mais importante em termos informativos (ou "geocontextualizantes"...) do que o dos distritos. Ainda experimentei colocar os mapas nas secções respetivas, mas não gostei do efeito visual: os mapas são muito largos e ocupam tanto ou mais espaço que o texto, mesmo que se excluíssem todas as fotos, o que seria quase inevitável.
Na maior parte dos casos, criar secções para cada bairro só faria sentido fundindo os artigos respetivos, o que tem dois contras: perder-se-ia a função de "panorâmica" geral e resumida; e iria contra o norma de facto que é ter um artigo para tudo aquilo que tenha mais do que duas frases. :-)>
Uma das coisas que talvez faça sentido é criar uma anexo apenas com os mapas, mas isso teria uma grande desvantagem: quem não esteja familiarizado com tabs do browser vai ter dificuldades em seguir a leitura com o mapa (ainda mais do que se estiverem em baixo). E levantaria ainda outra questão: é lícito criar anexos apenas com mapas? Se a moda pegar, qualquer dia haverá mais gente a propor a criação do domínio "mapa". Ainda andei a investigar se seria possível criar uma página com os mapas no Commons e possível até será, mas como não encontrei predefs equivalentes às nossas {{Location map+}}, a coisa parece-me ainda mais complicada do que foi produzir estes mapas aqui.
PS: Sou o primeiro a afirmar que aquilo que fiz é do mais rudimentar, mas duvido que haja formas muito mais sofisticadas.
PPS: O Gulbenkian era arménio, isto é, de etnia arménia, mas no Império Otomano (e Bizantino) havia quase tantos arménios espalhados por todo o lado como havia gregos. Ele nasceu em Scutari, que só foi integrada em Istambul no séc. XX, mas a família era originária de Kayseri, onde havia uma enorme percentagem de arménios; outro istambulita com origem semelhante foi o Elia Kazan, cujo pai era um grego de Kayseri que emigrou para Constantinopla. --Stegop (discussão) 02h54min de 7 de maio de 2012 (UTC)Responder