Wikipédia Discussão:Livro de estilo/O esboço perfeito

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ótima a idéia de criar essa página. Vejam /Criando um bom esboço, no âmbito do wikiprojeto "Séries de televisão", com o que nós tentamos definir como "o básico".

Qual era a idéia? Mostrar como um artigo deve "começar", e, partindo daí, ir criando páginas que fossem detalhando cada parte, como a seção introdutória, a seção "enredo", a inclusão ou não de uma seção "curiosidades"...

Essa página pode dar início a isso, só que de forma MUITO mais ampla.

Abraços,

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 19:44, 29 Setembro 2006 (UTC)

Ajustes no texto[editar código-fonte]

A recomendação contida nesta página dava margem à classificação como esboço de páginas que não eram sequer mínimos. Temos a página definindo os mínimos e havia clara contradição entre o texto desta recomendação e o daquela, pelo que foi a mesma debatida na Esplanada. Procedi, então, à correção, de modo a que o texto ficasse assim:

Como era:
Um esboço é um artigo curtíssimo, geralmente de um parágrafo ou menos.
Como fica:
Um esboço é um artigo curto, geralmente com duas seções ou menos.

(logo em seguida alterei a frase seguinte: "A maioria dos esboços não cobrem..." para "a maioria dos esboços não cobre...", posto que o verbo deva concordar com "maioria", que está no singular.

Independente de tudo isto, acho que ficou faltando uma remissão para a definição de mínimo, cuja marcação deve remeter a uma urgente melhoria do "verbete"... Grato, Conhecer (discussão) 13h32min de 12 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Audácia do Conhecer[editar código-fonte]

Pessoal, amiguinhos...

Apesar de não ser mais tão novinho aqui, fui audaz e fiz estas mudanças audaciosas no texto.

Me perdoem se afetei alguma ideia não-condizente com o que porventura alguém imagine devesse estar no texto, mas é que... o texto fala, no título, de esboço perfeito e... bem... a recomendação era muito imperfeita;

Além do problema indicado acima, e resolvido após consulta na Esplanada, fiquei meio "engasgado" com algumas coisas que, ou não estavam bem claras, ou faltavam mesmo:

  1. Não fazia referência à marcação de o que é um mínimo;
  2. Trazia trechos em que o esboço "perfeito" no máximo seria... um mínimo perfeito;
  3. Não informava que é condição sine qua non que haja a citação de fontes fiáveis, ou o conteúdo poderá ser apagado ou marcado com a tag de "sem fontes".

Fiz outros ajustes, até para que a predefinição não "quebrasse" o texto como estava - deixando um "vácuo" em branco de quase meia página (tá, pode parecer que enchi linguiça, mas se o fiz foi para evitar esse (d)efeito estranho.

Assim, pedindo perdão por ter tido a audácia, peço que aqueles que se interessarem para avaliar se agi com acerto - dentro daquilo que propõe o título - e que, se for o caso, procedam aos ajustes necessários.

Grato, Conhecer (discussão) 06h36min de 11 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

O que acham de fundir com Wikipedia:Esboço? O título desta página parece-me imperfeito, uma vez que um esboço é algo incompleto, logo imperfeito. GoEThe (discussão) 13h25min de 11 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

  • Por mim, não faço a menor questão - por mais que edite nela, fica sempre a sensação de estar "ensinando" a mediocridade... Como é antiga, e faz parte duma "sequência" de orientação aos novatos, talvez possa haver quem se oponha. Mas nada justifa termos duas páginas a tratar da mesma coisa. Conhecer (discussão) 00h50min de 12 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]
  • Concordo plenamente, afinal, como você disse, o esboço é algo a ser melhorado. Uma coisa perfeita é algo que não pode mais ser melhorado.

DarkRaku (DarkRaku) 18h35min de 28 de março de 2011 (UTC -3)