Wikipédia:STiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
STiki

STiki mostrando um vandalismo
Desenvolvedor Andrew G. West (west.andrew.g)
Plataforma multiplataforma
Lançamento junho de 2010 (13 anos)
Versão estável 2.1 (19 de agosto de 2013; há 10 anos)
Idioma(s) Inglês
Escrito em Java
Licença GNU General Public License
Página oficial andrew-g-west.com.

Stiki é uma ferramenta utilizada para detectar e reverter os vandalismos na Wikipédia e é disponível apenas para usuários confiáveis. A Stiki escolhe edições para mostrar aos usuários que estão usando, se aquela edição exibida é vandalismo ou não, a ferramenta então agiliza o processo de reversão e de advertência ao outro usuário. A Stiki dá uma abordagem colaborativa para reverter os vandalismos; ela usa listas armazenadas em um local único. A Stiki não é um bot da Wikipédia mas sim uma ferramenta de roteamento inteligente que direciona os usuários humanos ao detectar um vandalismo e dando uma classificação definitiva.

De subscrição GUI, distribuída como um arquivo executável *JAR.. Após descompactar, clique duas vezes no arquivo *. JAR para lançar (Windows, OS X), ou emitir o comando de terminal "java -jar STiki_exec_[date].jar" (Unix).

Stiki continua em desenvolvimento ativo, tanto o GUI front-end e sistemas de pontuação de back-end. Verificar frequentemente as versões atualizadas.
Fonte completa para o servidor GUI e back-end. A Biblioteca de dependências (IRC e JDBC) não estão incluídos.
Também disponível estaticamente: Stiki Fonte (2015 kB) --- / docs/link_proc_2011_12_29.zip Link de componente de processamento (114 kB)
Note que este também contém o código fonte para a ferramenta WikiAudit.

Usando o STiki[editar código-fonte]

Para usar Stiki é necessário ter uma conta na Wikipédia. Além disso, essa conta deve atender a algumas qualificações para reduzir a probabilidade de usuários vândalos. A conta deve ter: permissão, pelo menos x edições (em artigos). Ressaltamos que os usuários devem assumir a responsabilidade por suas ações com Stiki.

Após de ter logado, os usuários interagem principalmente com a Interface gráfica do utilizador classificando as edições em uma das quatro categorias:

1.  Vandalismo Se a edição é uma edição destrutiva e de má-fé, então, constitui como um vandalismo. Pressionando a tecla vandalism voltará a edição anterior, e irá avisar o editor e deve ser marcada para que o culpado seja notificado de sua violação. Vários avisos resultará em um pedido de bloqueio.
2.  Reverter uma edição de boa-fé Às vezes, as edições são claramente construtiva, mas não têm a intenção de vandalizar o projeto. Nestes casos, deve-se assumir boa fé, desfazendo as alterações usando a Good-faith revert. Neste caso, a alteração é desfeita, mas o editor é avisado de uma forma mais amigável. Uma caixa de diálogo permite ao usuário do Stiki notificar o outro usuário revertido de uma forma mais informativa (e não "de alerta").
3.  Passe Se um usuário do Stiki não sabe se uma edição é de boa ou má-fé, ele(a) pode pular ou pressionar a tecla Pass. A revisão permanecerá ativo na Wikipédia e a edição será mostrado para um outro usuário que esteja usando o Stiki. Apenas passe quando você acredita que há alguma chance daquela edição ser vandalismo.
4.  Inocente Se a edição é de fato construtivo, este deve ser rotulado como inocente e pressionando a tecla Innocent.

"A incerteza sobre a boa-fé: ' Se um usuário está com dúvidas sobre se uma edição possa ser de boa-fé ou não, a solução mais rápida na maioria das vezes é realizar uma pesquisa na web (por exemplo, usando o buscador do Google Search), o que pode provar alguma coisa sobre aquela edição. Claro, os usuários Stiki deve verificar a confiabilidade da fonte encontrada Vide mais WP:FF. Se nenhuma fonte fiável pode ser encontrado, a resposta correta pode ser a de adicionar uma tag de {{carece de fontes}}, usando uma interface normal.

"A incerteza sobre o vandalismo": Pode ser difícil diferenciar entre as edições de um vandalismo e a boa-fé. Edições de teste devem ser classificados como "vandalismo", como avisos iniciais. Se a edição é construtiva ou um conjunto de edição indicam um wikipedista inexperiência pode ser melhor marcar a edição de "boa fé" e deixar uma mensagem na página de discussão do novo usuário, oferecendo-se também para ajudar. Além disso, o senso comum costuma ser o melhor guia. Considere o artigo em questão. É algo que os editores novos talvez possa estar interessado? Existe alguma verdade no que está sendo dito (formatação ausente, idioma e questões organizacionais)?

"Mais profunda a investigação": Às vezes se você reverter (seja ela um "vandalismo" ou "boa-fé") e não reparar em todos os outros problemas apresentados em uma diff, pode não contém provas suficientes para fazer uma classificação definitiva. Nesses casos, use o hyperlinks (texto sublinhado em azul) para abrir as páginas relevantes no navegador padrão. Isso é útil, por exemplo, a: (1) ver a página de discussão do artigo para ver se alguma questão foi discutida, (2) fazer alterações usando a interface normal, e (3) usar outras ferramentas como pop-ups, e o wikEdDiff. Quando você voltar para a ferramenta Stiki você ainda vai precisar classificar as de edições. (Note que se você utilizar a interface do navegador para fazer mudanças, pressionando a tecla reverter "vandalismo" ou "boa-fé" não vai reverter as alterações.)

"Dicas de interface": Stiki tem uma tecla de atalho para facilitar a interação do usuário com a ferramenta. Após uma única edição foi classificada com o mouse (dando o painel o botão "foco"), as chaves V, G, P e I vai marcar edições como "vandalismo", "boa-fé", "passe", e "inocente", respectivamente. Enquanto no mesmo modo, as teclas pra cima e para baixo, também irá rolar o navegador diff. Observe também que hyperlinks que aparecem em diffs pode ser aberto em seu navegador, assumindo que a opção "Ativar Ext-Links" (na guia "Options") está ligado.

A comparação com outras ferramentas[editar código-fonte]

As seguintes características tornam Stiki distintivo:

1.  Algoritmos sofisticados STiki utiliza vários algoritmos para identificar um vandalismo. Todos estão enraizados na máquina-learning. A abordagem mais eficaz ("fila") é a de CBNG, que é capaz de atingir uma taxa de sucesso de 50% -60% (percentagem de vandalismo para todas as edições exibido na GUI). Busca aleatória irá resultar em taxas de -<5%.
2.  O servidor de coordenadas Usuários de STiki são mostrados edições de uma fila mantida centralmente. Quando um usuário é mostrada uma edição, eles têm uma "reserva" de modo que nenhum outro usuário Stiki está visualizando a edição em simultâneamente. Além disso, se um usuário marca uma edição como "inocente", ninguém será forçado a rever esta edição no futuro. Em ambos os casos, o trabalho redundante (editar conflitos, várias revisões de bom edições) está sendo evitado.
3.  O servidor lembra O servidor Stiki está sempre observando as mudanças e computação e as probabilidades de vandalismo, mesmo que ninguém está usando a ferramenta GUI. Quando as edições apareceu para usuários finais, isso é feito puramente com base em probabilidades de vandalismo, não como as mudanças são recentes. Stiki identificou casos de vandalismo que foram vários meses.
4.  Interface simples A interface do Stiki é simples. Isto é devido a uma crença que o Stiki deve se concentrar exclusivamente contra o vandalismo/spam, ao invés de tornar-se um quadro de propósito geral para uma diversidade de edições não construtivas. Quando são necessárias mais informações a interface fornece links para páginas relevantes do wiki, que abrem em um navegador da web.
5.  Multiplataforma Desenvolvido em linguagem Java, STiki é multiplataforma.

Editar a priorização[editar código-fonte]

Stiki ordena as edições a serem exibidos para usuários em filas de prioridade. A prioridade de uma edição leva em conta a sua avaliação por um sistema de pontuação anti-danos. Sistemas diferentes produzem diferentes pontuações/filas, e os usuários podem selecionar explicitamente uma fila para acessar usando o menu "Rev. Fila".

1.  Cluebot-NG Usando uma Rede Neural Artificial (RNA) o bot ClueBot NG usa para marcar as edições. A pior pontuação edições são desfeitas automaticamente. No entanto, há muitas edições que CBNG é bastante preciso nos vandalismos mas não pode voltar devido a uma tolerância de falso-positivo baixo.
2.  STiki (metadata) A fila "original", usada por Stiki, usando os recursos de metadados e um alternando árvore de decisão]] para se chegar a previsões de vandalismo. Mais detalhes sobre esta técnica está disponível no " metadados de pontuação e as origens" abaixo.

Quando Stiki está sendo usado consideravelmente, a frequência de vandalismo encontrada em uma fila pode reduzir de forma significativa. Nesses casos, pode ser sábio para tentar uma fila alternativa. Os usuários também devem reconhecer que há uma quantidade finita de vandalismo na Wikipédia. Quanto mais as pessoas que usam Stiki, o menor será o percentual de qualquer usuário verá.

Pontuação de metadados e origens[editar código-fonte]

Aqui destacam-se um sistema de pontuação especial, com base de aprendizado de máquina sobre propriedades de metadados. Este sistema foi desenvolvido pelos mesmos autores como o GUI e o Stiki.