Yamaha XTZ 750 SuperTénéré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yamaha XTZ 750 Super Ténéré

A XTZ 750 Super Ténéré é uma motocicleta estilo duplo propósito (dual-sport)-trail, fabricada pela Yamaha.

História[editar | editar código-fonte]

A yamaha pretendia desenvolver uma bicilíndrica para disputa do rali que acontecia em Ténéré, no nordeste de Níger, o mesmo que deu origem ao Rali Dakar. Para isso, aposentou a Yamaha XTZ 600 e utilizou sua mecãnica, substituiu a menor, que possuia motor refrigerado a ar. Vendida pela primeira vez em 1989, a SuperTénéré utilizou o mesmo esquema do motor Yamaha que contém 5 válvulas no cabeçote.

Os freios dianteiros foram protegidos com uma capa de plástico, que protege os discos de lama, barros, areia, mas que em situações de grandes descida não facilita a refrigeração dos disco. O motor, derivado da FZR 750, possui 2 cilindros paralelos com uma potência de 70cv a 7500 RPM e refrigeração liquida, o peso a seco é de 203 Kg, e o torque é de 6,8 kgf.m a 6750 rpm. Ela usa 2 Carburadores Mikuni, 38 mm.

Velocidade Cruzeiro: 120 Km/h Máxima: 196 Km/h. Por ser muito facil de tocar, com um ótimo desempenho e baixa mecânica, ela até hoje é muito admirada por seus fãs, já que tambem era à frente do seu tempo. Suas caracteristicas e potência são, ainda hoje, atuais.

Sua produção foi descontinuada em 1998, mas não antes da versão Dakar YZE750, venceu o Dakar por duas vezes, além de vencer também quatro vezes com a 850. Proprietários e pilotos aprovam a máquina devido seu conforto e sensação de solidez, além de alta autonomia(mais de 400 Km) no tanque de combustível de 26 litros. Acessórios permaneceram comuns para este modelo.

Ícone de esboço Este artigo sobre motociclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.