Yellowman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yellowman backed by Sagittarius Band, Bersenbrueck 2007 -1 (cropped).jpg

Yellowman, nome artístico de Winston Foster (Negril, Jamaica, 1956), é um DJ jamaicano de ragga e dancehall. É considerado o primeiro ícone do dancehall.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Yellowman foi abandonado pelos pais ao nascer e foi criado no orfanato Maxfield em Kingston[1]. Sua condição de albino trouxe muito preconceito desde o começo, sendo seu principal refúgio a música. Suas maiores influências vêm de deejays como U-Roy.
Já adolescente, consegue um emprego como DJ substituto no Gemini Sound System. Seu estilo único de vestir-se, juntamente com sua aparência e seu talento indiscutível, fizeram-no rapidamente um sucesso. Suas rimas altamente satíricas, versando sobre sua cor de pele e seus casos com as mulheres logo ficaram famosas. Com sua performance de palco altamente energética e empolgante atrai muitos fãs.
Em 1979, ele vence o aclamado Tastee Talent Contest. Yellowman gravou muitos singles e álbuns durante os anos 80, chegando a lançar mais de quarenta singles e cinco álbuns em um mesmo ano.
Sua fama internacional chegaria em 1982 com o álbum "Mister Yellowman", produzido por Henry "Junjo" Lawes. Em muitas de suas futuras composições Yellowman teve a colaboração do deejay/toaster Fathead.
Em 1983, ele assina com a gravadora CBS Records. Entretanto, o álbum "King Yellowman", com misturas muito variadas, não atinge o sucesso esperado. Então, Yellowman assina com a Shanachie Records onde fica até 1986, quando assina com a gravadora RAS Records.
Neste ano, Yellowman foi diagnosticado com câncer de garganta e dado pelos médicos apenas seis meses de vida. Após intenso tratamento e cirurgia, consegue-se recuperar totalmente. Continua sua carreira com letras ainda mais controversas, tentando recuperar seu sucesso frente ao surgimento de muitos novos artistas de dancehall. No começo dos anos 90, é diagnosticado com câncer de pele. Depois de superar mais uma vez a doença, Yellowman decide voltar-se mais para a espiritualidade e assuntos sociais. Em 1997, passa a gravar pelo selo Artists Only.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «King Yellowman». Consultado em 14 de janeiro de 2017.