Yeouido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yeouido
Yeouido está localizado em: Seul
Yeouido
Localização de Yeouido em Seul
Coordenadas: 37° 31' 26" N 126° 55' 36" E

Mapa de Yeouido
Geografia física
País Coreia do Sul Coreia do Sul
Localização Rio Han, Seul
Área 8,4  km²
Yeouido
Nome em coreano
Hangul 여의도
Hanja
Romanização revisada Yeouido
McCune-Reischauer Yŏŭido

Yeouido (Ilha Yoi ou Ilha Yeoui) é uma ilha do rio Han, pertencente a Seul, Coreia do Sul. É o principal distrito de negócios e bancas de investimento de Seul. Possui 8,4 quilômetros quadrados e 30.988 habitantes.[1] A ilha está localizada no distrito de Yeongdeungpo, e corresponde em grande parte aos limites de Yeouido-dong. Em Yeouido estão localizados o Edifício da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, onde a Assembleia Nacional se reúne, a Associação de Investimento Financeiro da Coreia, a Igreja do Evangelho Pleno, o 63 Building, e as sedes do LG Group, da KBS e da MBC, além de um centro da Korea Exchange.

Yeouido é também chamada de "Wall Street da Coreia".

História[editar | editar código-fonte]

Sendo um lugar vago conveniente para a capital nacional de Joseon, Yeouido foi utilizado como uma pastagem nacional de ovinos e caprinos, de acordo com um registro geográfico do século XVI.[2] Quando o rio Han inundava, apenas um pequeno pedaço de terra alta mantinha-se acima do nível do rio. É por isso que o nome da ilha significa "Você pode tê-la (inútil)". Yeouido permaneceu na maior parte do tempo como um banco de areia desabitado, antes da construção nesse local do primeiro aeroporto de Seul pelo governo de ocupação japonês em abril de 1924.[3] O aeroporto serviu para voos internacionais, domésticos e militares, e foi também o local de uma escola de voo.[4] Naquela época a ilha era parte de Goyang. A ponte de seis pistas conectando a ilha à Yeongdeungpo foi construída em 1970, como parte do projeto de desenvolvimento do rio Han liderado pelo Presidente Park Jung-Hee, após o qual a ilha desenvolveu-se rapidamente. Yeouido-dong foi criada como uma entidade separada em 1971.[4]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Metrô[editar | editar código-fonte]

Embora isolada durante séculos, Yeouido agora está firmemente conectada à rede de transportes de Seul. As linhas 5 e 9 do Metrô de Seul cruzam na Estação Yeouido. A linha 5 também para na Estação Yeouinaru. A linha 9 também para na Estação Saetgang e na Estação Assembleia Nacional.

Ônibus[editar | editar código-fonte]

Existem quatro diferentes ônibus coloridos que operam em Yeoido:

  • Ônibus amarelos operam apenas em Yeoido, em uma rota 'circular' na ilha
  • Ônibus vermelhos operam apenas em Yeoido, em diferentes rotas em toda a ilha
  • Ônibus azuis e verdes operam de e para Yeoido em diversas rotas de Seul

Pontes[editar | editar código-fonte]

Existem três pontes entre Yeouido e Mapo: Ponte Mapo, Ponte Seogang e Ponte Wonhyo.

Parques públicos[editar | editar código-fonte]

Cinco parques estão localizados em Yeouido. Entre eles, destacam-se o Parque Público do Rio Han e o Parque Yeouido. O Parque Yeouido foi criado em 1999, através da recuperação de um pedaço de terra, conhecido como Praça Yeouido ou Praça 5/16, que foi usado para grandes aglomerações públicas.[5] Além disso, um terminal de balsas de excursão está na beira do rio Han.

Como unidade de área[editar | editar código-fonte]

O "tamanho de Yeouido" é usado frequentemente nos meios de comunicação da Coreia como uma unidade para fornecer uma ideia aproximada do tamanho de uma área pouco familiar. Por exemplo, pode-se dizer que cidade A no país Y é o dobro do tamanho de Yeouido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Quantidade relativa a março de 2006. «동현황». Página oficial de Yeouido-dong (em coreano). Consultado em 16 de abril de 2006 [ligação inativa]
  2. «동유래». Página oficial de Yeouido-dong (em coreano). Consultado em 16 de abril de 2006 [ligação inativa]
  3. Conforme «동현황». Página oficial de Yeouido-dong (em coreano). Consultado em 16 de abril de 2006 [ligação inativa]. No entanto, a Enciclopédia Naver afirma que o aeroporto foi inaugurado em 1916, e que o voo de regresso de An Chang-nam, o primeiro piloto coreano, desembarcou aqui em 1922.
  4. a b «동현황». Página oficial de Yeouido-dong (em coreano). Consultado em 16 de abril de 2006 [ligação inativa]
  5. «Yeouido». Tour2Korea.com. Consultado em 16 de abril de 2006. Arquivado do original em 30 de agosto de 2005 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Yeouido