Yuja Wang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yuja Wang
Yuja Wang
Informação geral
Nome completo Yuja Wang
Nascimento 10 de fevereiro de 1987 (31 anos)
Local de nascimento Pequim
 China
Gênero(s) música clássica
Ocupação(ões) musicista
Instrumento(s) piano
Página oficial Site Oficial

Yuja Wang (chinês: 王羽佳, pinyin: Wáng Yǔjiā;[1] (Pequim, 10 de fevereiro de 1987[2]) é uma pianista clássica chinesa. Iniciou os estudos de piano com a idade de seis anos e logo ingressou no Conservatório Central de Música em Pequim.

Vida familiar

Wang nasceu numa família de músicos. Ingressou no Conservatório Central de Música de Pequim com sete anos e estudou lá por três anos. Wang mudou-se para o Canadá aos 14 anos para aprender inglês e estudar no Mount Royal University Conservatory em Calgary; vive atualmente em Nova Iorque, mas viaja a maior parte do tempo para apresentação de concertos.

Carreira

Em 1998, Wang conquistou o terceiro lugar Prêmio de Ettlingen International Competition para píanistas jovens, em Ettlingen, Alemanha.

2001

Em 2001, Wang venceu o Terceiro Prêmio e Special Jury Prize (oferecido a finalistas com menos de 20 anos de idade), prêmio em dinheiro no valor de 500,000 ienes japoneses) no Piano Section at the First do Competição Internacional de Sendai em Sendai, Japão.[3]

Estreia

Em 2003 Wang fez a primeira apresentação no Tonhalle Orchestra em Zurique, na Suiça, tocando o Concerto n.º 4 para piano de Beethoven sob a batuta de David Zinman. A estreia nos Canadá ocorreu em Ottawa em 2005-06 substituindo Radu Lupu e interpretando Beethoven com Pinchas Zukerman na batuta.

2005

Em 11 de setembro de 2005, Wang foi indicada para o prêmio Gilmore Young Artist, oferecido aos mais promissores e talentosos pianistas com idade de 21 anos ou ainda mais jovens. Como parte do prêmio, ela recebeu U$15,000, apresentou-se no Gilmore Festival concerts, e ganhou um novo piano. [4]

Ligações externas

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.