Zoomarine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Zoomarine Algarve
Zoomarine Oceans of Fun
Privada
Slogan Oceans of Fun
Atividade Parques temáticos e Parques de diversões
Fundação 1989
Locais Guia - Albufeira (Algarve)
Produtos Parque Temático, Dolphin Emotions
Website oficial www.zoomarine.pt

Zoomarine é um parque aquático temático situado na região sul de Portugal, na freguesia da Guia, Albufeira. Foi eleito pelo portal de viagens TripAdvisor, em 2013 e em 2014, o sétimo melhor da Europa na sua categoria. Recebe em média 500 mil visitantes por ano, segundo dados da própria instituição, atingindo em Agosto de 2014 um número recorde de visitas num dia, com mais de 8300 pessoas.[1] Em 2003 o Zoomarine foi palco de grande parte das filmagens da novela Saber Amar da TVI, enquanto local de trabalho da bióloga marinha Diana, personagem interpretada por Leonor Seixas. Na novela o nome do parque surgia como Zoomarinho, e os golfinhos e vários elementos do parque participaram regularmente das filmagens.[2][3]

É considerado o melhor parque temático familiar da região algarvia com várias atrações turísticas, tais como apresentação de golfinhos, focas e leões-marinhos, aves tropicais e aves de rapina. Dispõe ainda de atividades de lazer, entretenimento e educação ambiental num espaço de mais de 18 hectares. 

Historial[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A Mundo Aquático - Parques Oceanográficos de Entretenimento Educativo SA, foi fundada em 1989, sob a forma de sociedade por quotas. Em Março de 1997, foi transformada em sociedade anónima, tendo sido realizado um aumento de capital para os atuais 7 750 000 euros. A atividade principal da empresa é a exploração de parques temáticos inspirados na vida marinha com uma forte componente de animação, lazer e educação ambiental.

Ao longo dos anos, a Mundo Aquático tem desenvolvido um reconhecido trabalho no campo científico em cooperação com várias entidades, nomeadamente universidades e fundações, tendo mesmo participado e organizado vários congressos e encontros.

Conservação e Educação - Protecção e Preservação do Ambiente (Together We Protect)[editar | editar código-fonte]

Retorno ao Oceano.jpg

O Zoomarine desenvolve projetos no âmbito da educação ambiental dando o seu contributo efetivo, direto e/ou indireto para a conservação da natureza, inaugurado em 2002.

Para dar a conhecer o trabalho realizado no que toca à conservação, ciência e educação, o Zoomarine lançou o projeto WeProtect. Desde então e numa colaboração próxima com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, uma equipa zoológica multidisciplinar tem-se dedicado ao resgate, reabilitação e devolução ao meio natural de animais marinhos e aquáticos.

Ciência e Inovação[editar | editar código-fonte]

Porto d'Abrigo - Conservação e Investigação.jpg

Além da adoção de protocolos de Husbandry e programas educacionais, o Zoomarine integra, desde muito cedo, várias redes e associações de renome internacional que primam por elevados padrões de exigência (benchmarking) em áreas como a educação ambiental e o bem estar animal, a conservação e a investigação. Por exemplo, a "Alliance of Marine Mammal Parks and Aquariums", a "European Association of Zoos and Aquariums", a "Associação Ibérica de Zoos e Aquários", a "International Association for Aquatic Animal Medicine", a "European Association for Aquatic Mammals", a "International Marine Animal Trainers Association". Colabora também com as autoridades locais e regionais em ações de salvamento e resgate de animais marinhos, dando-lhes abrigo no centro de reabilitação de espécies marinhas.

Distinções[editar | editar código-fonte]

  • 2014 - Prémio Sonny Allen Lifetime Achievement Award
atribuído a Pedro Lavia, fundador e presidente do Zoomarine[4]
  • 2014 - 1.º lugar IAATE (International Association of Avian Trainers and Educators)
categoria de "Show Behaviour of the Year", processo relativo à nova apresentação de Aves Tropicais "Flying Colours"
  • 2013 - 1.º lugar IAATE (International Association of Avian Trainers and Educators)
categoria de "Enrichment Behaviour of the Year", processo relativo ao desenvolvimento de estratégias de enriquecimento ambiental de duas espécies de aves: caracara Phalcoboenus australis e gralha-de-peito-branco Corvus albus
  • 2011 - 1.º lugar IMATA (International Marine Animal Trainers Association)
categoria First Time Presenter - "Geriatric training of marine mammals"
  • 2011 - Prémio IAATE (International Association of Avian Trainers and Educators)
categoria de "Husbandry Behaviour of the Year", processo relativo ao elevado nível de cuidado zoológico e maneio de aves - trabalho apresentado: "Station Training for Voluntary Feet Inspection"
  • 2010 – Prémio AIZA (Associação Ibérica de Zoos e Aquários)
categoria de melhor apresentação do Encontro Anual de Curadores - "De Predadores a presas - a evolução da apresentação de aves de rapina no Zoomarine"
  • 2006 - 1.º lugar EAAM (European Association for Aquatica Mammals)
categoria de Best Poster – "The 'cotton cocoon' technique: how to dislodge a fishing hook from a pinniped's gastric cavity" (A técnica do casulo de algodão: como desalojar um anzol de pesca da cavidade gástrica de um pinípede)
  • 2004 - 2.º lugar IMATA (International Marine Animal Trainers Association)
categoria de Husbandry - "Training a female Bottlenose dolphin, Tursiops truncatus, for a voluntary mouth biopsy) (Biopsia realizada na mucosa oral da mandíbula de uma fêmea de golfinho-roaz, Tursiops truncatus, sob comportamento voluntário)
  • 2004 - 1.º lugar IMATA (International Marine Animal Trainers Association)
categoria de Outernet Technologies Awards e 2º Lugar na categoria de Advanced Research - "Grey seal (Halichoerus grypus) Laparoscopy" (Laparoscopia em uma foca-cinzenta, Halichoerus grypus);
  • 2002 - 2.º lugar IMATA (International Marine Animal Trainers Association)
categoria de Husbandry - “Voluntary training for a genital biopsy in a female dolphin” (Biópsia genital efectuada numa fêmea de golfinho, por comportamento voluntário);
  • 1998 - Prémio IMATA (International Marine Animal Trainers Association)
categoria de Husbandry Techniques/Research Development - ""Teflon implantation procedure by cytoscopy in a dolphin bladder under medical training" (Procedimento de Implantação de teflon, por cistoscopia, na bexiga de um golfinho, por comportamento voluntário);
  • 1995 - Prémio IMATA (International Marine Animal Trainers Association)
categoria de Best trained behaviour - "Voluntary trained cystoscopy" (Cistoscopia voluntária em golfinhos);

Referências

  1. «Incêndio no Zoomarine destruiu exposição de dinossauros». PÚBLICO. Consultado em 8 de janeiro de 2016 
  2. «ALBUFEIRA: A VERDADEIRA DIANA DO ZOOMARINE». cmjornal.xl.pt. Consultado em 8 de janeiro de 2016 
  3. «SABER AMAR NO ALGARVE». cmjornal.xl.pt. Consultado em 8 de janeiro de 2016 
  4. «El prestigioso premio de la Asociación Internacional de Mamíferos Marinos, IMATA, recae en Algarve - Ambietum.com - acessado em 8 de setembro de 2015». Consultado em 8 de setembro de 2015. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2016 

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]