Zvi Brenner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zvi Brenner
Zvi Brenner
Nome completo Zvi Asher Brenner
Dados pessoais
Nascimento 15 de junho de 1915
Siedlce, condado de Siedlce, voivodia da Masóvia, Polônia
Morte 12 de junho de 1999 (83 anos)
Afikim, Kinneret, Distrito Norte, Israel
Nacionalidade Israel Israelense
Esposa Ruth Brener
Vida militar
País  Reino Unido
Israel Israel
Força Exército Britânico
Haganá
Forças de Defesa de Israel
Unidade Brigada Judaica
Comandos Esquadrões Noturnos Especiais
Batalhas
Líder sionista

Zvi Asher Brenner (Siedlce, 15 de junho de 1915 - Afikim, 12 de junho de 1999) foi um soldado judeu na Palestina antes e durante a Segunda Guerra Mundial e os primeiros dias do Estado de Israel. Ele treinou com Orde Wingate e serviu ao lado de Moshe Dayan. Ele foi um dos fundadores das Forças de Defesa de Israel junto com Dayan e Yigal Allon. Depois de ser gravemente ferido, ele mais tarde serviu como secretário do Movimento Kibutzim. Ele foi um líder do kibutz Afikim até sua morte.

Vida pregressa[editar | editar código-fonte]

Nascido na Polônia em 1915, Zvi imigrou ainda criança para os Estados Unidos com a mãe e os irmãos, estabelecendo-se em Chicago. Lá ele foi um dos fundadores do movimento Hechalutz nos EUA. Ele foi escolhido em 1934 para se juntar ao novo Kibutz Afikim que estava sendo estabelecido em Israel.

Palestina e os Esquadrões Noturnos Especiais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Esquadrões Noturnos Especiais

Zvi juntou-se ao Haganá e participou de operações, incluindo a defesa do Kibutz Ramat HaKovesh e o estabelecimento de Hanita em 1938. Foi em Hanita que Zvi foi apresentado ao capitão britânico Charles Orde Wingate. Wingate estabeleceu os Esquadrões Noturnos Especiais (SNS), que eram unidades de judeus e soldados britânicos. Zvi foi estabelecido como comandante da unidade SNS que operava em Afikim.

Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brigada Judaica

Quando os judeus palestinos foram autorizados a ingressar no Exército Britânico para lutar contra os nazistas, Zvi, recém-casado e pai, desobedeceu às ordens do Haganá e se ofereceu como voluntário. Eventualmente, a Brigada Judaica foi formada em 1944. Em março de 1945, a Brigada Judaica lutou contra os alemães nas linhas de frente no norte da Itália, onde Zvi sofreu um ferimento grave na perna causado por uma granada.[1]

Referências

  1. Bierman, John; Smith, Colin. «Fire in the Night: Wingate of Burma, Ethiopia, and Zion». Archive New York Times (em inglês). Consultado em 24 de novembro de 2023 

Bibliografia [editar | editar código-fonte]