Saltar para o conteúdo

Trivinilarsina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Basquyati (discussão | contribs)
Basquyati (discussão | contribs)
Linha 77: Linha 77:
Os efeitos mais comuns pela exposição é o cheiro e o paladar estarem a parecer alho e os trajes da pessoa quanto a pessoa tende a cheirar a alho, problemas musculares voluntários e involuntários como espasmos, problemas cardíacos, espasmos da pálpebra e etc, hemólise, pele bronzeada e pigmentação amarelada, problemas no fígado, rins e inchaço do fígado, neuropatia periférica e retardadamento e sequelas no sistema nervoso central.
Os efeitos mais comuns pela exposição é o cheiro e o paladar estarem a parecer alho e os trajes da pessoa quanto a pessoa tende a cheirar a alho, problemas musculares voluntários e involuntários como espasmos, problemas cardíacos, espasmos da pálpebra e etc, hemólise, pele bronzeada e pigmentação amarelada, problemas no fígado, rins e inchaço do fígado, neuropatia periférica e retardadamento e sequelas no sistema nervoso central.


== Síntese ==
Vinilarsina é preparado perante perante duas etapas simples, todas as etapas se baseiam em [[Reação de Grignard|reagentes de grignard]], a primeira etapa consiste em fazer três mol de [[Cloreto de vinila|Cloroeteno]] serem dissolvidos em uma quantidade considerável de [[Tetraidrofurano]], o dissolvido é então misturado a pó de Magnésio anidro, a mistura é agitada de forma lenta a todo momento e mantida a zero grau Celsius, pois a reação gera muito calor, e o calor irá prejudicar na reação, a reação termina quando todo o Magnésio é dissolvido, esta solução é então misturada com 1 mol de [[Tricloreto de arsênio]] anidro, a mistura é agitada com inicio da precipitação de [[Cloreto de magnésio|Cloreto de Magnésio]], terminado a precipitação, é acrescentado 6 mol de água fria e destilada a mistura com intuito de terminar a precipitação salina, os sais irão rapidamente aumentar de tamanho, estes são diretamente filtrados, o solvente destilado, e o VS destilado em leve vácuo<ref>{{Citar livro|url=https://books.google.com.br/books?id=_xyGAwAAQBAJ&pg=PA24&lpg=PA24&dq=Trivinylarsine+synthesis&source=bl&ots=tjUyi5CpQe&sig=Ztt6x1Z4lPTN9DJkqqogkMWudI0&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiMhP6rsPnbAhWFl5AKHTKDBGcQ6AEIKjAA#v=onepage&q=Trivinylarsine%20synthesis&f=false|título=Science of Synthesis: Houben-Weyl Methods of Molecular Transformations Vol. 4: Compounds of Groups 15 (As, Sb, Bi) and Silicon Compounds|data=2014-05-14|editora=Georg Thieme Verlag|lingua=en|isbn=9783131717412}}</ref><ref>{{Citar livro|url=https://books.google.com.br/books?id=DpnuCAAAQBAJ&pg=PA520&lpg=PA520&dq=Trivinylarsine+synthesis&source=bl&ots=Cj30YvD88k&sig=LDE6IY5AVnHuHTNBRuZlaFzw7uI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiMhP6rsPnbAhWFl5AKHTKDBGcQ6AEIRTAE#v=onepage&q=Trivinylarsine%20synthesis&f=false|título=Organometallic Compounds: Volume One The Main Group Elements Part Two Groups IV and V|ultimo=Aylett|primeiro=B. J.|data=2012-12-06|editora=Springer Science & Business Media|lingua=en|isbn=9789400957299}}</ref><ref>{{Citar livro|url=https://books.google.com.br/books?id=n5r-NFT46TkC&pg=PA186&lpg=PA186&dq=Trivinylarsine+synthesis&source=bl&ots=ux3ni_fGCu&sig=2wlmpOYfcYYa2SfBpxnTsipLTnk&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiMhP6rsPnbAhWFl5AKHTKDBGcQ6AEISjAF#v=onepage&q=Trivinylarsine%20synthesis&f=false|título=Basic Organometallic Chemistry: Containing Comprehensive Bibliography|ultimo=Haiduc|primeiro=Ionel|ultimo2=Zuckerman|primeiro2=Jerry J.|data=2011-06-01|editora=Walter de Gruyter|lingua=en|isbn=9783110847888}}</ref>.
[[Ficheiro:Vinilarsina síntese total 1.png|semmoldura|550x550px]]
{{referências}}
{{referências}}



Revisão das 17h19min de 29 de junho de 2018

Vinilarsina
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC (Tris(etenil)arsano)
Outros nomes VS. Vinilarsina. Vinilarsênico. Arsenieto de vinila; WA
Identificadores
Número CAS 23271262
Propriedades
Fórmula química C6H9As
Massa molar 156.06 g mol-1
Aparência Liquido incolor com cheiro de alho
Ponto de ebulição

124 °C, 397 K, 255 °F

Farmacologia
Riscos associados
NFPA 704
2
4
1
 
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Trivinilarsina[1][2], ou VS, é um composto da classe das arsinas terciárias, de fórmula molecular C6H9As, representado como ,[3] [4] [3]. É um agente de sangue liquido incolor volátil, possui um ponto de ebulição de 124 graus Celsius, os vapores do agente são irritantes e de odor desconfortável de Alho, VS é estável em temperatura ambiente e condições normais de ambiente, podendo persistir em ambiente fechados por no mínimo 3 dias, mas pode passar de 4 semanas, VS não é tão venenoso quanto Arsina, porém é um agente com mais usos que Arsina, VS é solúvel em vários Solventes como Éter e Etanol, em água tende a reagir e se decompor de forma lenta, Arsina dissolve certos tipos de borrachas. É decomposto em hidrólise, porém, em hidrólise sua toxicidade não é neutralizada, é neutralizado por meio de sua combustão.

O contato de 15 miligramas com a pele gera sintomas de exposição a agentes vesicantes em média 6 horas depois da exposição, a dose letal do agente é de 250 miligramas para 1,5 gramas, a dose letal mediana está em 800 miligramas, uma dose 2000 miligramas causa a morte em 15 para 30 minutos.

É disseminado por compartimentos presos a explosivos como TNT, Nitroglicerina por meio da explosão em forma atomizada, granadas pirotécnicas como Nitrato de potássio/Açúcar e propelentes diversos, aquecedores químicos e elétricos, pulverizadores por pressão e vácuo, umidificadores e são dissolvidos em Hidrocarbonetos halogenados como o Clorometano, Diclorometano, clorofórmio e Tetracloreto de carbono, em hidrocarbonetos como a mistura GLP, Pentanos, Hexanos e etc.  Arsina e Vinil Arsina (20% As/80% VS), uma mistura de 25% de Hidrazina, 20% Arsina, 10% Vinilarsina, 10% Tripropilarsina, 30% de Cianogênio e 5% Tetracloreto de carbono.

Toxicidade[5]

O contato com VS causa imediata irritação localizada, com posterior formação de bolhas e feridas no local depois de 5 a 14 horas com possíveis cicatrizes, em contato com os olhos causa irritação severa e dependendo da dose pode causar cegueira permanente, a exposição causa dores pelo corpo, principalmente na cabeça e no abdômen, a exposição também causa náuseas ânsias de vomito e posteriores convulsões, coma e morte.

VS é um dos únicos agentes de sangue que partilha propriedades de agentes vesicantes, em si, os agentes vesicantes partilham muitas semelhanças com agentes sanguíneos e por possuir semelhança com agentes vesicantes o VS se inalado causa um aumento da produção de fluídos dos pulmões, o excesso de exposição ao agente pode causar afogamento pelos próprios fluidos e posterior edema pulmonar, hemorragia pulmonar e do trato respiratório, causa sequelas facilmente como cansaço e fraqueza, capacidade pulmonar diminuída.

Os efeitos mais comuns pela exposição é o cheiro e o paladar estarem a parecer alho e os trajes da pessoa quanto a pessoa tende a cheirar a alho, problemas musculares voluntários e involuntários como espasmos, problemas cardíacos, espasmos da pálpebra e etc, hemólise, pele bronzeada e pigmentação amarelada, problemas no fígado, rins e inchaço do fígado, neuropatia periférica e retardadamento e sequelas no sistema nervoso central.

Síntese

Vinilarsina é preparado perante perante duas etapas simples, todas as etapas se baseiam em reagentes de grignard, a primeira etapa consiste em fazer três mol de Cloroeteno serem dissolvidos em uma quantidade considerável de Tetraidrofurano, o dissolvido é então misturado a pó de Magnésio anidro, a mistura é agitada de forma lenta a todo momento e mantida a zero grau Celsius, pois a reação gera muito calor, e o calor irá prejudicar na reação, a reação termina quando todo o Magnésio é dissolvido, esta solução é então misturada com 1 mol de Tricloreto de arsênio anidro, a mistura é agitada com inicio da precipitação de Cloreto de Magnésio, terminado a precipitação, é acrescentado 6 mol de água fria e destilada a mistura com intuito de terminar a precipitação salina, os sais irão rapidamente aumentar de tamanho, estes são diretamente filtrados, o solvente destilado, e o VS destilado em leve vácuo[6][7][8].

Referências

  1. Ledgard, Jared (15 de maio de 2012). The Preparatory Manual of Chemical Warfare Agents Third Edition (em English). S.l.: UVKCHEM. ISBN 9780578104782 
  2. Ledgard, Jared (2006). A Laboratory History of Chemical Warfare Agents (em English). Place of publication not identified; Raleigh, N.C.: Jared Ledgard. ISBN 9780615136455 
  3. a b Michael Dub, Compounds of Arsenic, Antimony and Bismuth, 1. Compounds of trivalent Arsenic, 1.1 Tertiary arsines 1.1.1 Symmetric derivaties, p.6 [google books]
  4. www.chemspider.com], Trivinylarsine]
  5. Winski, S. L.; Barber, D. S.; Rael, L. T.; Carter, D. E. (August 1997). «Sequence of toxic events in arsine-induced hemolysis in vitro: implications for the mechanism of toxicity in human erythrocytes». Fundamental and Applied Toxicology: Official Journal of the Society of Toxicology. 38 (2): 123–128. ISSN 0272-0590. PMID 9299185  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. Science of Synthesis: Houben-Weyl Methods of Molecular Transformations Vol. 4: Compounds of Groups 15 (As, Sb, Bi) and Silicon Compounds (em inglês). [S.l.]: Georg Thieme Verlag. 14 de maio de 2014. ISBN 9783131717412 
  7. Aylett, B. J. (6 de dezembro de 2012). Organometallic Compounds: Volume One The Main Group Elements Part Two Groups IV and V (em inglês). [S.l.]: Springer Science & Business Media. ISBN 9789400957299 
  8. Haiduc, Ionel; Zuckerman, Jerry J. (1 de junho de 2011). Basic Organometallic Chemistry: Containing Comprehensive Bibliography (em inglês). [S.l.]: Walter de Gruyter. ISBN 9783110847888