Wikipédia:Informação nas infocaixas de química

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página apresenta informações e referências sobre as infocaixas de química, que contêm dados sobre as propriedades dos compostos químicos de uma forma padronizada e são utilizadas nos artigos de química, conforme diretrizes do WikiProjeto de Química e Wikiprojeto de Farmácia

Aviso[editar | editar código-fonte]

As tabelas das infocaixas podem ser construídas por especialistas na área de ciências químicas, mas também podem ser editadas por amadores, bem como por editores que desconhecem a área e até mesmo vândalos. Portanto, apesar dessas tabelas terem sido bem projetadas e serem úteis em apresentar dados químicos relevantes, a exatidão e confiabilidade das informações ali contidas não podem ser garantidas. Isto também se aplica à seção sobre riscos ({{Chembox Hazards}}), que é fornecida apenas para valores referenciais. Ao manusear produtos químicos, deve-se sempre tomar as devidas precauções, conforme definido também por fontes confiáveis de informação, particularmente nas folhas de dados de segurança do material fornecidas pelo fabricante e/ou agências governamentais relevantes.

Todos os dados apresentados nestes quadros são de materiais em seu estado padrão, o que é definido como sendo 25 °C e 100 kPa, a não ser que outras condições sejam explicitamente indicadas.

Use as informações por sua conta e risco, verifique em outras fontes a informação e se possível corrija o que estiver errado.

Estilo das infocaixas[editar | editar código-fonte]

Ver: {{Info/Química}}

Como usar as tabelas[editar | editar código-fonte]

Essas predefinições são utilizadas para criar novas infocaixas em wikipáginas que ainda não possuam uma infocaixa. Os passos a seguir indicar como fazê-lo:

1. Edite o artigo de química para que nele seja adicionada a infocaixa;
2. Copie e cole um dos três modelos (caixa pequena, média ou completa) listados em {{Chembox new}};
3. Preencha os detalhes; campos vazios são permitidos.

Veja Artigos afluentes na seção Ferramentas ao lado desta página, bem como os artigos de qualidade do WikiProjeto de Química para encontrar exemplos de com devem ser utilizadas as infocaixas.

Diamante de risco NFPA[editar | editar código-fonte]

O diagrama de Hommel, também conhecido como diamante de risco ou NFPA 704 é gerado se preenchidos os campos apropriados no módulo {{Chembox Hazards}}:

NFPA-F = ? | NFPA-H = ? | NFPA-R = ? | NFPA-O = ?

F, H, R, O referem-se, respectivamente, à Inflamabilidade, Risco à Saúde, Reatividade e Outros. Substituir "?" pelo número ou símbolo apropriado.

Frases de Risco e Segurança[editar | editar código-fonte]

Em separado, os códigos listados na lista de frases de risco e de frases de segurança não significam muita coisa para a maioria das pessoas. Um conjunto de predefinições foi criado para diminuir a confusão, uma predefinição para cada frase. Se alguém digitar {{R45}} na célula da tabela, o resultado que aparecerá é R45: passando o cursor sobre o link gerado é exibido o significado do código.

Página de dados suplementares[editar | editar código-fonte]

Se usar a caixa completa, uma página suplementar poderá ser criada mal haja tempo para tal. Isto é efectuado, na maioria das vezes, clicando no linque vermelho da tabela Dados suplementares e de seguida escrevendo {{subst:Chembox supplement}}. Grave a página, edite e introduza a informação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]