Órbita de captura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma órbita de captura é uma órbita de escape reversa. É uma órbita parabólica com um caso especial que é uma linha reta em direção ao centro do corpo central. Se ela interceptar o corpo central ou sua atmosfera o objeto irá chocar-se com o corpo central ou haverá uma reentrada atmosférica. Caso contrário a órbita prossegue como órbita de escape.

Tanto a órbita de captura quanto a de escape são conhecidas como "órbitas C3 = 0".

Para velocidades de captura, veja a tabela em velocidade de escape.

Posição em função do tempo[editar | editar código-fonte]

Encontrar a posição em funçao do tempo corresponde à solucionar uma equação diferencial. No caso teórico de uma queda em um corpo central em uma trajetória reta, existe outra expressão simples para a solução:

onde

  • é o parâmetro gravitacional padrão
  • corresponde à extrapolação do tempo da chegada fictícia ao centro do corpo central; ou t é negativo, ou t é o tempo que falta para a chegada, em contagem decrescente.

Para fazer a contagem regressiva do impacto à superfície, aplique um deslocamento temporal. Para a Terra (e qualquer outro corpo de simetria esférica com a mesma densidade média) como corpo central este deslocamento no tempo é de 6 minutos e 20 segundos; sete períodos antes a altura sobre a superfície será de três vezes o raio, etc.

Compare com o tempo de queda livre.

Veja também[editar | editar código-fonte]