ARX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

ARX foi um sistema operacional estilo Unix escrito em Modula-2 e desenvolvido pela Acorn Computers Ltd no Reino Unido e no Acorn Research Centre (ARC) em Palo Alto, para seus novos microprocessadores RISC ARM. Para este projeto, a Acorn desenvolveu seu próprio compilador Modula-2, o Acorn Extended Modula-2 (AEM2), mas ele nunca foi liberado externamente.

O ARX era um sistema operacional preemptivo, multitarefa, multithread e multiusuário. Boa parte do SO executava em modo usuário e como resultado, sofria de problemas de performance devido às mudanças para o modo núcleo, a fim de realizar mutexes, o que levou à introdução da instrução SWP no conjunto de instruções da versão ARM3 do processador ARM. Isto sugere que o ARX possuía um design tipo micronúcleo.

O ARX não ficou pronto a tempo de ser embarcado com a série de micros Archimedes, cuja comercialização começou em 1987 tendo o Arthur como sistema operacional. Derivado do antigo SO MOS da série de micros de 8 bits BBC Micro, o Arthur foi logo superado pelo RISC OS.

Outras informações[editar | editar código-fonte]

  • O Acorn Research Centre foi posteriormente vendido para a Olivetti.
  • Uma versão do Unix 4.3BSD, denominada RISC iX, nada tem a ver com o ARX.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.