Adversário (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

O Adversário é um personagem ficcional das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics.

Uma entidade poderosíssima, o Adversário é uma ameaça capaz de afetar todo o espaço-tempo. Sua maior adversária é Roma, guardiã do Multiverso. Sendo presente nas lendas das tribos Cheyenne, ele tem en Nazé o xamã da tribo, outro grande adversário.

Sendo imortal, o Adversário (ou O Ardiloso, como também é conhecido) assola a realidade há milênios, tendo sido muitas vezes detido por Merlin. Porém, suas duas últimas aparições foram detidas graças ao heróis da Terra 616, auxiliados por Roma. A primeira batalha contra ele ocorreu na Saga Queda dos Mutantes, onde os X-Men foram os principais responsáveis pela sua derrota, passando pelo Portal do Destino em seguida.

Em sua segunda aparição, ele não chegou a atingir grandes poderes e se tornar uma ameaça que necessitasse de grandes uniões, pois ele foi prontamente detido pela segunda formação do X-Factor. Foi nessa saga que Forge (chamado nas lendas Cheyennes de O Criador) fez as pazes com seu passado místico, ao descobrir que o acidente que lhe custou a perna e a mão foi causado por interferência do adversário, e não por sua imperícia em magia. Assim, unido a Roma e Nazé, ele conseguiu sobrepujar o vilão, cumprindo as profecias de sua tribo.

Em Wolverine #86 (no Brasil, Wolverine 61), Albert & Elsie-Dee (uma dupla de andróides aliados de Logan) e a criatura Caçador das Trevas viajam para o passado cerca de 300 anos. Eles vão investigar um esqueleto de adamantium e ajudam versões futuras de Forge e Wolverine a enfrentar a criatura e seu aliado naquele período.