Almeida (família)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Almeida (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e no Brasil.

O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal[1] , dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado [2] fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Thereza com quem teve um filho chamado Soeiro Paes Amado.

Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pays, filha de Payo Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Payo Guterres Amado.

Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o titulo de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Payo Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Payo Guterres Amado. Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímica, ou seja, sua origem indica um local.


Fonte: Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II, Autor: Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Biblioteca Nacional de Portugal CDU 929.52(469).





Nas d'ouro seis arruelas
Em seus escudos pintados
Do sangue honrados prelados
Sempre vimos dentro nelas
E outros leigos d'estados

D'Almeida que já fez cumes
Deu e ajuda dá lumes
D'estado e de senhorio
Abrantes, Crato e quem Dio
Viu desbaratar os rumes

Brasão de armas[editar | editar código-fonte]

De gules, com uma dobre-cruz acompanhada de seis besantes, tudo de jalde; e bordadura do mesmo. Timbre: uma águia estendida de Sable, carregada de nove besantes de jalde, três no peito e três em cada asa.

O brasão de armas da família Almeida, aqui incluído, faz referência à riqueza (ouro) e ao poder (vermelho).

Pessoas[editar | editar código-fonte]

Geral[editar | editar código-fonte]

Desportistas[editar | editar código-fonte]

Personagens fictícias[editar | editar código-fonte]

  • Tony Almeida, personagem interpretado por Carlos Bernard na série televisiva norte-americana 24

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Bliblioteca Nacional de Portugal
  2. Nobiliário de Famílias de Portugal, Índice H.G. 40102 V. II, Biblioteca Nacional de Portugal
Bibliografia

Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II. CDU 929.52(469) Biblioteca Nacional de Portugal, Impressão diplomática do original manuscrito, existente na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

}}

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://purl.pt/12151 http://purl.pt/12151/2/ http://purl.pt/12151/2/hg-40102-v/hg-40102-v_item2/index.html