Almograve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a freguesia no concelho de Odemira, veja Longueira / Almograve. Para as forças que faziam incursões por terras de muçulmanos, veja Almogávares.


Almograve é uma pequena povoação da freguesia de São João das Lampas, concelho de Sintra.

O povoamento desta aldeia remonta, pelo menos, ao século XVII. De 1637, data o processo da Inquisição de Maria das Neves, moradora neste local[1]. Documentação datada de 1747 aponta para que estas terras, ou parte delas, seriam dos religiosos do Convento da Santíssima Trindade, de Sintra[2]. Contudo, a partir do século XIX, com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, os foreiros destas terras passariam a pagar por elas à Irmandade do Santíssimo Sacramento de São João das Lampas[3].

Em 1758, Pedro Galvão e Silveira, o vigário da freguesia de São João das Lampas, afirmava que esta aldeia era constituída por 2 casas ocupadas por 13 pessoas[4]. Na atualidade, Almograve continua a ser uma pequena aldeia e continua a resistir. Digno de nota é o seu chafariz,  posicionado numa zona central do edificado, mandado fazer pela Câmara Municipal de Sintra em 1936 e restaurado em 2012[5].

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  1. ANTT (1637). Processo da Inquisição de Maria das Neves. [S.l.: s.n.] 
  2. Arquivo da Câmara Municipal de Sintra. Aforamento de terras sitas em Almograve feito pelos religiosos do Convento da Santíssima Trindade do arrabalde de Sintra a Manuel Vicente, morador naquele lugar (1747). [S.l.]: Fundo Máximo José dos Reis 
  3. Arquivo da Câmara Municipal de Sintra. Esta Escriptura he do foro que José Simões, de Almograve, paga à Irmandade do Santíssimo 7500 reais (...) (1854). [S.l.]: Fundo Padre António Ambrósio 
  4. ANTT (1758). Memórias Paroquiais - Lampas, vol. 19, nº. 49. [S.l.: s.n.] 
  5. Almeida, Andreia de (2022). «Aldeias de Portugal: Almograve, Sintra». Caldo Verde Blog 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]