Alpes berneses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alpes berneses
(Maciço)
Localização dos Alpes Berneses
País Suíça
Região diversos cantões
Altitude 4 274 m m
Alpes berneses está localizado em: Suíça
Alpes berneses
Localização na Suíça
Coordenadas 46° 48' 40" N 08° 54' 53" E
Coordenadas do Finsteraarhorn'

Os Alpes berneses são uma cadeia de montanhas na parte ocidental dos Alpes Suíços, a sul do cantão de Berna, e fazem parte dos Alpes Ocidentais-Norte segundo o define a #SOIUSA. O ponto mais alto é Finsteraarhorn com 4274 m de altitude.

Situação[editar | editar código-fonte]

Os Alpes berneses são drenados pelo rio Aar e pelo seu afluente rio Saane a norte, pelo rio Ródano a sul pelo rio Reuss a leste.

Nesta parte dos Alpes Suíços encontra-se uma grande maioria das principais montanhas da Suíça, entre as quais se destacam o Jungfrau, o Mönch, o Aletschhorn, o Eiger e o Finsteraarhorn, todas elas com altitude superior aos 3900 metros.

Nos Alpes berneses fica também o sítio de Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, o qual compreende o maior glaciar dos Alpes, o Aletsch, com 18 km de comprimento, o Jungfrau e seu domínio, o Jungfraujoch e o Bietschhorn.

Os Alpes berneses são muito visitados pelos turistas durante todo o ano, e uma das cidades mais visitadas é Interlaken, cidade que fica situada entre os lagos de Thun e Brienz e que é de grande vocação para os desportos de Inverno.

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Embora o nome sugira que se situam apenas no cantão de Berna (mais precisamente no Oberland Bernês), os Alpes Berneses estendem-se também pelos cantões de Vaud, Friburgo, Valais, Uri, Nidwald e Lucerna.

Os Alpes berneses faziam parte da divisão tradicional da partição dos Alpes adoptada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano na Itália, com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais os Alpes Centrais aos quais pertenciam, e dos Alpes Orientais.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA), dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo rio Reno - passo de Spluga - lago de Como - lago de Lecco.

Os Alpes berneses são formados pelo conjunto; Alpes Uraneses, Alpes de Berna e pelos Alpes de Vaud.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente orográfico é uma secção alpina com a seguinte classificação:

Imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alpes berneses

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]