Amidita de fluoresceína

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fosforamiditos não-nucleosídeos para 5'-modificação de oligonucleosídos sintéticos.

Amidita de fluoresceína, abreviada como FAM (de fluorescein amidite, comercialmente disponível na versão 6-FAM[1], a qual é mostrada na figura), é um equivalente sintético importante do corante fluoresceína usado em síntese de oligonucleotídeos e biologia molecular.[2][3][4]

FAM é usado na preparação de sondas de oligonucleotídeos marcados com fluoresceína para a detecção da presença do complementos ácidos nucleicos ou iniciadores para reação em cadeia da polimerase. Oligonucleotídeos marcados com fluoresceína a um dos términos e com um quencher ("desativação") no outro podendo servir como balizas moleculares.


Referências

  1. Brush, C. K. Fluorescein Labelled Phosphoramidites. US Patent 5,583,236. [1]
  2. Juliana Jorge; INTERAÇÃO DE COMPLEXOS LUMINESCENTES COM SÍLICA MESOPOROSA; Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química – Nível de Mestrado – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para obtenção do título de Mestre em Química (área de concentração: Físico-Química); Campo Grande - 2012.
  3. FAM (6-fluorescein amidite (6-FAM)) - www.genelink.com
  4. Luminescent Agents—Advances in Research and Application: 2012 Edition: ScholarlyBrief; ScholarlyEditions, 2012. - pg. 7.