Anolis carolinensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAnolis carolinensis
Anolemeal6127.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Squamata
Família: Polychrotidae
Género: Anolis
Espécie: A. carolinensis
Nome binomial
Anolis carolinensis
Linnaeus, 1758

Anolis carolinensis é uma espécie de lagartos pertencentes ao vasto gênero Anolis, da família Polychrotidae. De hábitos solitários e arborícolas, esse lagarto pode ser encontrado no sudeste dos Estados Unidos da América e em diversas ilhas do Caribe. É muitas vezes erroneamente chamado de camaleão, devido a sua habilidade de mudar de cor e de mover seus olhos independentemente, porém não é parente próximo dos camaleões.

Habitat[editar | editar código-fonte]

O Anolis carolinensis existe apenas na América do Norte, no sudeste dos Estados Unidos e no Caribe. Pode ser facilmente encontrado em áreas costeiras da Carolina do Norte até a Flórida e também no Texas. Não existia no Hawaii, mas foi introduzido. Ele também pode, como vários outros lagartos, ser domesticado.

Características[editar | editar código-fonte]

Anolis carolinensis exibindo sua garganta vermelha inflável

O Anolis carolinensis possui 24 centímetros de comprimento, geralmente exibe coloração verde, mas pode mudar de cor dependendo do humor e da temperatura ambiente. Além da mudança de cor, também é famoso pela sua garganta vermelha inflável.

Assim como muitos lagartos, o Anolis carolinensis consegue auto-amputar sua cauda na presença de um predador, fugindo e deixando a cauda para traz. Ela continua se retorcendo depois de amputada, prendendo a atenção do predador e dando tempo para o lagarto fugir. Uma nova cauda cresce posteriormente no lugar da antiga,

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Anolelick.JPG

Anolis carolinensis são, como a maioria dos lagartos, animais solitários e territoriais, e costumam lutar uns com os outros para defender seu território. Durante a época de acasalamento (de abril até agosto) os lagartos exibem suas gargantas vermelhas infladas para os companheiros.

Os ovos, depois de postos são enterrados e abandonados à própria sorte, como acontece na maioria dos escamados. Após um período de 30-45 dias, eles chocam e os filhotes aparecem. É um mundo perigoso para os lagartinhos recém-nascidos, que tem de se defender contra os muitos mamíferos e répteis predadores existentes no território, ainda assim, muitos sobrevivem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Anolis carolinensis