Anton Maria Maragliano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anton Maria Maragliano
Anton Maria Maragliano
Nascimento 18 de setembro de 1664
Santa Margherita Ligure
Morte 7 de março de 1739 (74 anos)
Génova
Cidadania República de Gênova
Ocupação escultor

Anton Maria Maragliano (Génova, 18 de setembro de 1664 - Génova, 7 de março de 1739) foi um escultor italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cristo Crucificado, atribuído a Maragliano - Mafra.

Nasceu em Génova, sendo filho de um rico padeiro genovês. Em 1680 entrou na oficina de seu tio Giovanni Battista, com o qual aprendeu a arte da escultura. Em 1688 já tinha a sua própria oficina, onde se formaram, além de seu filho Giovanni Battista, os escultores genoveses Pietro Galleano e Agostino Storace[1].

Maragliano morreu em 7 de março de 1739, presumivelmente na capital da Ligúria, tendo sido sepultado na igreja de Santa Maria della Pace di Genova[1].

Ficou conhecido, sobretudo, pelas suas esculturas em madeira, de estética barroca e pré-rococó, tendo operado nas décadas finais do século XVII e nas primeiras quatro décadas do século seguinte, especialmente em Génova.

São da sua lavra muitos oratórios e altares de igrejas e santuários. A sua oficina produziu imensas imagens de virgens, santos, cenas bíblicas e figuras da natividade, distribuídas por igrejas, oratórios e capelas em toda a Ligúria e também em Espanha e Portugal[2].

Em Portugal são-lhe atribuídos o crucifixo da sacristia da igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, e o Cristo Crucificado do andor da Estigmatização de São Francisco no Monte Alverne, pertencente à Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra[3]

Referências

  1. a b MARAGLIANO, Anton Maria, di Daniele Sanguineti - Dizionario Biografico degli Italiani Treccani - Volume 69 (2007).
  2. C.G. Ratti, Delle vite de' pittori, scultori ed architetti genovesi, Genova 1769, pp. 165-173.
  3. Um crucifixo de Anton Maria Maragliano em Mafra.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em italiano) SANGUINETI, Daniele, “Anton Maria Maragliano, Genova”, SAGEP Libri & Comunicazione, ISBN 88-7058-705-3.
  • (em italiano) MAZZONI, Alessandro, “San Siro Storia di una chiesa” Edizioni Azienda Autonoma di Soggiorno e turismo di Sanremo, 1976.
  • (em português) SALDANHA, Sandra Costa, “Um crucifixo de Anton Maria Maragliano em Mafra”, Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja. N.º 7, 2013.