Atrax robustus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aranha-teia-de-funil)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaAtrax robustus
Atrax robustus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Mygalomorphae
Família: Hexathelidae
Género: Atrax
Nome binomial
Atrax robustus
Simon, 1892

Atrax robustus Simon, 1892, conhecida pelo nome comum de aranha-teia-de-funil, é uma aranha considerada das mais venenosas do mundo. A espécie é nativa do continente australiano. Apresenta quelíceras medindo aproximadamente 1,5 mm de comprimento e é dotada de um veneno extremamente tóxico para os humanos. Curiosamente, cães são imunes ao veneno da aranha-teia-de-funil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O veneno da fêmea é 6 vezes mais letal para os humanos que o veneno do macho da mesma espécie, felizmente é muito raro as fêmeas saírem dos seus esconderijos e circularem, os machos circulam com mais frequência quando procuram as fêmeas e, por vezes, é complicado as pessoas aperceberem-se da sua presença, pois podem esconder-se dentro de sapatos e esconderijos semelhantes.

Quando penetra na corrente sanguínea, o veneno pode ocasionar um infarto, porém, a mesma é considerada apenas uma das aranhas mais perigosas do mundo. Em casos confirmados de morte, desde que criaram o soro para o seu veneno, em 1980, nunca houve incidência de óbitos. Para efeito de comparação, a brasileira Phoneutria sp. é tida como mais perigosa para o homem.

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.