Arcanos maiores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Arcanos Maiores, Triunfo Maior - nome dado ao conjunto principal das 22 cartas que compõem o tarô, diferenciando-se dos Arcanos menores, o segundo conjunto. O nome Arcanos Maiores é usado somente na prática esotérica. Jogadores podem usar cartas de Tarot para jogar e chamar-lhe de triunfo e, geralmente, apenas mostram um algarismo romano ou árabe em cada carta, além de algumas decorações que são idênticas em todos eles.

Em conjuntos esotéricos, cada arcano maior retrata uma cena, principalmente com uma pessoa ou várias pessoas, com muitos elementos simbólicos. Na maioria das cartas, cada uma tem um número (normalmente de algarismos romanos) e um nome, embora nem todas tenham ambos e algumas têm apenas uma imagem.

As primeiras cartas não eram nomeadas e numeradas, e tinham somente imagens (provavelmente devido ao fato de um grande número de pessoas a utilizá-las no momento em que eram analfabetos).

A ordem das cartas não é normalizada. No entanto, um dos mais comuns conjuntos de nomes e números é a seguinte:

As imagens nas cartas esotéricas dos Arcanos maiores são frequentemente repletas de simbolismos ocultos; escondido, há muito mais na ilustração do que uma mera descrição da carta título. Os Arcanos maiores são geralmente considerados por leitores de cartas como relativas a questões de maior efeito ou profundo significado, ao contrário dos Arcanos menores que se relacionam com o mundo quotidiano e questões de importância imediata.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arcanos maiores