Arthur Ruppin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arthur Ruppin

Arthur Ruppin(1 de Março de 18761 de Janeiro de 1943) foi um filósofo e político natural da Alemanha. Enquanto pensador e ativista Sionista, Ruppin foi um dos fundadores da cidade de Tel Aviv, e é considerado o pai da sociologia hebraica. A sua obra mais conhecida, “Os Judeus no Mundo Moderno”, data de 1934[1].

Biografia

Arthur Ruppin nasceu em Rawicz, no Império Alemão (hoje, parte da Polónia). Apesar das dificuldades económicas da família, Ruppin consegue graduar-se em Economia e Direito. Em 1905, Ruppin alista-se na Organização Sionista Mundial, e é enviado dois anos depois à Palestina, onde viveria até à sua morte, para estudar as condições da comunidade judaica naquela região, então parte do Império Otomano.

Enquanto feitor do movimento Sionista na Palestina, ajudou a conseguir um empréstimo para o movimento Ahuzat Bayit, onde seria fundada mais tarde a cidade de Tel Aviv. Ruppin também comprou terras no Monte Carmelo, Afula, Vale de Jezreel, e em Jerusalém.

Entre 1933 e 1935, foi o diretor da Agência Judaica, tendo ajudado a acolher o grande número de imigrantes judeus provenientes da Alemanha. Arthur Ruppin morre em 1943, e foi enterrado no kibbutz Degania Alef [2].

Hoje em dia, muitas cidades em Israel prestam tributo a Ruppin nomeando ruas e universidades com o seu nome. Na Alemanha, em Magdeburgo, onde Arthur Ruppin passou a sua juventude, existe uma rua com o seu nome [3].

Referências

  1. http://whatwemaybe.org/txt/txt0002/Glad.John.2008.FHE.pt.pdf
  2. https://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/ruppin.html
  3. 2000 anos depois – Alexandre Lissovsky, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Rio de Janeiro 2009
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arthur Ruppin