Assovio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Assovio ou assobio é a produção de som de altura definida a partir da expiração constante através da boca. O ar pode ser direcionado pela língua, lábios, dentes ou dedos para criar a turbulência necessária à geração do som. A boca serve como caixa de ressonância para reforçar o som resultante, atuando como um ressonador de Helmholtz. O assovio pode também ser produzido utilizando as mãos como caixa de ressonância.

Assobio Musical / Melódico[editar | editar código-fonte]

Assobiar pode ser musical: Muitos performistas do hall da música e Circuitos de Vaudeville foram assobiadores profissionais, os mais famosos nisso foram Ronnie Ronalde e Fred Lowery. Os dois possuem várias músicas notáveis que incluem assobio.

Assobio Funcional[editar | editar código-fonte]

À parte de ser usado como um método simples de chamar a atenção de uma pessoa(ou pessoas), ou como empenho musical, assobiar tem sido muito utilizado como uma forma especializada de comunicação entre trabalhadores. Por exemplo, assobiar em teatro, partircularmente nos bastidores de palcos, é usado pelos contra-regras para baixar ou subir os cenário e cortinas. Esse método de comunicação se tornou popular antes da invenção dos métodos eletrônicos de comunicação, e continua em uso. Tradicionalmente, marinheiros eram usados regularmente como técnicos de palco, trabalhando com um complicado sistema de cordas e roldanas. Assobios codificados podiam ser usados para chamados específicos, então através disso eles podiam evitar erros, como por exemplo, fazer com que uma peça do cenário aparecer mais cedo, ou deixar cair algo em cima de um ator, evitando uma má sorte geral na performance.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.