Asti spumante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spumanti d’Asti
Vinhedo em Costiglioe d'Asti
Designação Spumanti d’Asti
Denominação
principal
DOCG
Ano de inclusão 1932[1]
País  Itália
Região principal Piemonte
Localização Asti
Superfície total 10.000ha
Cepa dominante Moscato bianco

O Spumanti d’Asti é um vinho espumante prodizido na comuna de Asti no Piemonte, Itália.A zona de origem do Asti D.O.C.G. foi delimitada oficialmente em 1932.[1]

É muito aromático, meio-doce e com baixa graduação alcoólica (6 a 7%).[2] Ele se diferencia dos demais espumantes pelo fato da segunda fermentação não ser feita com o vinho pronto, mas apenas com o mosto no início do processo da primeira fermentação, que é interrompida por processo de resfriamento. Isso imprime ao Asti um sabor doce, único que lembra damasco, almíscar e o suco da uva Moscato, originária do sudeste do Piemonte da qual é feito. Os espumates Asti, na sua maioria, não são safrados.

Asti é um pequena cidade, sede de uma província da região do Piemonte, no noroeste da Itália. Curioso que um dos Asti mais famosos no Brasil é feito em Alba e não em Asti, onde se inventou o processo de fabricação. A vinícola Fontanafredda, na região, é mais conceituada pelo seu Barollo do que pelo Asti.

Destaque para os fabricados em Canelli, como o Gancia, o mais antigo, inventor do processo Asti e para o Contratto, considerado o melhor Asti Espumante.

Deve ser servido gelado entre 3 e 4 graus e deve ser consumido jovem.[2]

Referências

  1. a b Consorzio dell’Asti D.O.C.G. - Il territorio (em Italiano). Visitado em 07/06/2009.
  2. a b VINES.ORG - Asti Spumante (em inglês). Visitado em 07/06/2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Asti spumante