Avanco Resources

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Avanco Resources Limited é uma empresa australiana de exploração e desenvolvimento de projetos de cobre no Brasil. A companhia está listada na Bolsa de Valores da Austrália (ASX) e opera no Brasil por meio das subsidiárias AVB Mineração e Avanco Resources Mineração. A mineradora foi criada em 2007 e possui escritórios em Perth, na Austrália, no Rio de Janeiro e em Parauapebas, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2007, a Avanco formou um portfólio de projetos de exploração, sendo um deles o Rio Verde. Com o início do programa de sondagem do projeto, em 2008, um depósito significativo de óxido de cobre foi descoberto. No ano de 2011, foi descoberto o depósito de sulfeto em Antas North. A mineradora possui os projetos Antas North, Rio Verde e Pedra Branca. Os dois primeiros são projetos de cobre e estão em fase de construção. O Rio Verde está localizado em Curionópolis, e o Antas North em Parauapebas, também no Estado do Pará. Pedra Branca se localiza em Parauapebas (PA) e é um projeto de ouro e cobre[1].

História Recente[editar | editar código-fonte]

Em outubro 2014, a Avanco iniciou o programa de exploração do projeto de cobre Antas North, com o objetivo de descobrir outras ocorrências e ampliar as reservas do empreendimento[2]. Em abril de 2015, a companhia disse que vai levantar US$ 62,2 milhões por meio da emissão de papéis e de um acordo de venda royalties com o fundo de investimento BlackRock, um dos sócios, para colocar Antas North em operação.

Em maio de 2015, a Avanco iniciou as obras do projeto de cobre Rio Verde[3]. Em julho, a companhia informou que o projeto Pedra Branca possui três vezes mais cobre do que o Antas North e que a sondagem geotécnica no local estava avançada. Entretanto, mais sondagens devem ser feitas ao longo do ano na parte leste para aumentar os recursos próximos à superfície.

A mina Antas deve produzir cerca de 12.000 toneladas de cobre contido em concentrado por ano e 7.000 onças de ouro em créditos a partir de junho de 2016[4].

Referências

  1. «Projetos (em inglês)». Avanco. Consultado em 15 de julho de 2015 
  2. «Avanco inicia programa de exploração 2014/15 em Antas North». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 23 de outubro de 2014 
  3. «Avanco dá início a obras do projeto Rio Verde». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 15 de maio de 2015 
  4. «Apresentação da Avanco Fevereiro 2015 (em inglês)» (PDF). Avanco. Consultado em 14 de julho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]