Average revenue per user

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Average Revenue Per User (ARPU) significa a receita líquida média por cliente (ou usuário).

ARPU é usado principalmente em telecomunicação para descrever a receita da telefonia móvel por mês. É calculado pela divisão da receita líquida pelo número de assinantes da operadora, sendo na telefonia móvel excluída a receita dos aparelhos.[1]

No Brasil as empresas oferecem como informativo aos acionistas informações sobre ARPU, KPI's e outras informações preciosas.

A receita média por usuário (receita média por vezes, por unidade ), geralmente abreviado para ARPU é uma medida utilizada principalmente pelas comunicações de consumo e empresas de redes, definida como a receita total dividida pelo número de assinantes.

Este termo é utilizado por empresas que oferecem serviços de assinatura para os clientes, por exemplo, operadoras de telefonia, provedores de serviços de Internet, e anfitriões. É uma medida da receita gerada por um telefone do cliente, pager, etc, por unidade de tempo, geralmente por ano ou mês. Na telefonia móvel, o ARPU inclui não apenas as receitas cobradas para o cliente de cada mês para o uso, mas também a receita gerada a partir de chamadas recebidas, a pagar dentro do regime de regulação de interconexão.

Isso proporciona à empresa uma visão granular em uma base por usuário ou unidade e permite que ele para rastrear as fontes de receita e crescimento.

Há uma tendência por telecomunicações e Internet empresas e seus fornecedores para vender serviços extras para os usuários e um monte de promoção que é utilizado por essas empresas fala de aumento de ARPU para esses operadores. Ele normalmente se manifesta Sob a forma de serviços de valor agregado, tais como entretenimento sendo vendido para clientes, especialmente em mercados onde o principal serviço oferecido ao cliente, tais como o serviço de telefonia ou Internet, é vendido a uma taxa de commodidade.

Método de cálculo : Para calcular o ARPU, um período de tempo padrão deve ser definido. A maioria das operadoras de telecomunicações operam por mês. A receita total gerada por todas as unidades ( assinantes pagantes ou dispositivos de comunicação) durante esse período é determinado. Em seguida, essa figura é dividido pelo número de unidades. Dado que o número de unidades possa variar de dia para dia, o número médio de unidades deve ser calculada ou estimada para um dado mês para se obter a figura ARPU mais precisa possível nesse mês. Também relacionado é ARPPU ( Receita Média por Usuário Pagar ), que é calculado dividindo -se a receita entre os usuários que pagaram absolutamente nada. Isso gera um valor que é significativamente maior do ARPU. Por exemplo, no caso de um jogo de subscrição ( que tem uma versão gratuita play), o ARPPU, medido pelo contas, é o preço de subscrição, ligeiramente diluído por testes gratuitos.

Uma medida relacionada ( mas menos usado ) é AMPU, ou margem média por usuário.

ARPU é amplamente utilizado por Internet Protocol Television (IPTV ) prestadores de serviços

Referências

  1. tree_out_glossario www.b2i.us. Visitado em 2009-02-05.
Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.