Bandeira do Iraque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Iraque
Bandeira do Iraque
Aplicação
FIAV 111111.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:2
Adoção 22 de Janeiro de 2008
Cores
  Vermelho
  Branco
  Verde
  Preto

A bandeira do Iraque é um dos símbolos oficiais da República do Iraque. Seu desenho atual foi oficializado em 22 de janeiro de 2008.

Descrição[editar | editar código-fonte]

"Seu desenho consiste em um retângulo de proporção comprimento largura de 3:2 dividido horizontalmente em três faixas de mesma largura, sendo a superior vermelha, a intermediária branca e a inferior preta. Na faixa branca está escrito em árabe Allah-u-Akbar (Deus é grande) escrito em letras verdes no estilo cúfico, que recebe este nome por ter sido utilizado primeiramente, em caráter oficial, na cidade de Kufa, na Mesopotâmia, região correspondente ao atual Iraque".

Esta bandeira segue o modelo tricolor das bandeiras da Revolta Árabe. Após a ocupação norte-americana, tentou-se criar um desenho fora desse contexto, o qual foi, no entanto, rejeitado. Uma nova bandeira foi adotada em Janeiro de 2008, tendo sido retiradas as três estrelas verdes associadas ao partido Ba'ath, que significavam unidade, liberdade e socialismo. Manteve-se no entanto o lema Allah-u-Akbar (Deus é grande)[1] .

Histórico de bandeiras do Iraque[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.