Banksia integrifolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBanksia intergrifolia
Banksia integrifolia subsp. integrifolia
Banksia integrifolia subsp. integrifolia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermas
Ordem: Proteales
Família: Proteaceae
Género: Banksia
Espécie: B. intergrifolia
Nome binomial
Banksia intergrifolia
Carolus Linaeus, o jovem
Banksia integrifolia - MHNT

Banksia intergrifolia, comumente chamada de Banksia Costeira, é uma espécie de árvore que cresce ao longo da Costa Oeste da Austrália. É uma das espécias mais comum de Banksias, e ocorre entre Victoria e Queensland Central, em vários tipos e habitats, das dunas às montanhas. É extremamente variável em forma, mas a mais encontrada é de árvores de cerca de 25 metros de altura. Suas folhas tem a superfície verde-escura e o interior branco, um contraste que é impressionante nos dias de muito vento.

É umas das quatro espécias originais de Banksia coletadas por Sir Joseph Banks em 1770, e uma das quatro espécias publicadas em 1782 como parte da descrição original de Carolus Linnaeus, o jovem. Tem uma história taxonômica complicada, com numerosas espécies e variedades a serem descritas. A taxonomia é agora amplamente estabelecida, com três subespécies: B. integrifolia subsp. integrifolia, B. integrifolia subsp. compar e B. integrifolia subsp. monticola.

Uma planta de jardim resistente e versátil, a B. integrifolia é amplamente plantada nos jardins australianos. É uma escolha popular para parques e ruas, e tem sido usada como arbusto de reflorestamento e estabilização de dunas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Banksia integrifolia
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Banksia integrifolia