Baralho espanhol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O baralho espanhol consiste em um maço de 40 ou 48 cartas, classificados em 4 "naipes" e numerados de 1 a 12 (no de 40 cartas, faltam o 8 e o 9). Certos maços incluem a mais 2 curingas ou comodines. As figuras do baralho espanhol correspondem aos números 10, 11 e 12, e são chamados sota (mais conhecido como valete), cavalo e rei respectivamente. No baralho francês, correspondem ao valete, dama e rei, respectivamente.

Baralho de Valencia, 1778.

Os quatro naipes são: ouros, espadas, copas e bastos. Para certos jogos se dividem em naipes curtos (ouros e copas) e largos (bastos e espadas), como nos jogos hombre e tresillo.

La pinta[editar | editar código-fonte]

A caixa que cerca a figura tem um sinal para distinguir o naipe de que se trata, de uma forma discreta: as copas uma interrupção, as espadas duas, os bastos três e os ouros, nenhuma. Este sinal se chama la pinta e saiu da expressão "o conheci pela pinta". No baralho francês, a convenção equivalente são as figuras pequenas que há debaixo do número.

Jogos que utilizam o baralho espanhol[editar | editar código-fonte]

Existem muitos jogos de baralho espanhol, sendo muitos jogados somente na Espanha. Alguns deles:

Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de cartas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.