Bariogénese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em Cosmologia, a bariogénese é o termo genérico usado para designar os processos físicos hipotéticos que produziram uma assimetria entre bariões e antibariões no início do Universo, resultando na produção de quantidades substanciais de matéria residual do qual é composto o universo do tempo actual.

As teorias de bariogénese — das quais se destacam a bariogénese electrofraca e a bariogénese GUT — empregam sub-disciplinas da Física, tais como a teoria quântica de campo e física estatística, para descrever os possíveis mecanismos de bariogénese. A diferença fundamental entre as teorias de bariogénse é a descrição das interacções entre partículas fundamentais.

O passo a seguir à bariogénese é uma melhor compreensão da nucleossíntese do Big Bang, durante a qual se formaram os primeiros núcleos atómicos leves.

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.