Barrosão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barrosão (raça bovina))

A raça Barrosão é uma raça bovina portuguesa originária de Barroso (Montalegre e Boticas), podendo ser vista também no Minho (Distritos de Viana do Castelo e Braga).

A raça tem dupla função: o fornecimento de carne e o desempenho de trabalho. A sua carne DOP (denominação de origem protegida) é e apreciada.

Atualmente, é pouco utilizada no trabalho, graças aos novos maquinários agrícolas.

Características[editar | editar código-fonte]

O peso médio ao nascimento é 26,58 kg.[1] As vitelas são abatidas entre os 5 e os 9 meses de idade, com o peso de carcaça entre os 70 Kg e os 30 Kg. Os bezerros são abatidos entre os 9 e os 36 meses de idade, com um peso mínimo de carcaça de 130 Kg.

As vacas atingem a puberdade entre os 15 e os 18 meses de idade, ocorrendo o primeiro parto entre os 24 e os 36 meses de idade. E há um intervalo médio de partos, de 420 dias.

A partir dos 18 meses, os touros entram em reprodução, podendo ser feita a colheita de sêmen (para inseminação artificial) a partir dos 16 meses.[1]

Livro genealógico[editar | editar código-fonte]

No ano de 2019, constam do livro genealógico de adultos: 355 machos e 6775 fêmeas em linha pura, em 1926, criadores de raça Barrosã[2].

Referências

  1. a b «Raça Barrosã – Carne Barrosã». Consultado em 20 de agosto de 2021 
  2. Catálogo Oficial de Raças Autóctones Portuguesas (2021), Confederação dos Agricultores de Portugal e Direcção Geral de Alimentação e Veterinária

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]