Berma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Berma de uma estrada

A berma (português europeu) ou acostamento (português brasileiro) de uma estrada é uma faixa longitudinal pavimentada, contígua a essa mesma estrada, não destinada ao uso de automóveis senão em circunstâncias excepcionais.

É costume estar delimitada por uma faixa branca ou amarela e só podem transitar por ela os peões/pedestres, as bicicletas ou veículos puxados por animais. Excepcionalmente poderão circular na berma, a velocidades anormalmente reduzidas, e em caso de emergência, os veículos motorizados normais. Veículos de emergência, como viaturas policiais e ambulâncias, também são autorizados a utilizar a faixa para chegar mais rápido até a ocorrência,[1] sendo muito útil em caso de congestionamento na via.

Em algumas auto-estradas a linha branca ou amarela é descontínua e com relevo, o que provoca que ao ser cruzada a grande velocidade se ouça um ruído que serve de aviso perante um possível despiste do veículo.

Alguns países europeus e norte-americanos utilizam em algumas rodovias os chamados hard shoulders (bermas) como faixas de rolamento ocasionais onde se permite a utilização pelo tráfego regular, porém em velocidade reduzida, em vias com muitas faixas em momentos de grande movimento de veículos.[2] [3] Essas vias normalmente são dotadas de sistemas que detectam o volume do tráfego e sinalizam quando a berma pode ser utilizada, além de zonas de refugo ao longo do trajeto para acomodar carros em situação de emergência.[2]

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a berma é chamada de acostamento e tem seu uso destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.[4] É comum alguns motoristas usarem indevidamente o acostamento, principalmente em caso de congestionamentos. A multa para esse tipo de infração é de cerca de R$600.[5]

Referências

  1. Julyver Modesto de Araujo. Código de Trânsito Brasileiro (comentado). ""[...] Tais veículos, além da prioridade de passagem, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, o que significa que podem transitar livremente em qualquer condição ou local que a regra seja a proibição""
  2. a b 'Extra lane' plan to be extended (em inglês) BBC News UK.
  3. [http://www.ops.fhwa.dot.gov/publications/fhwahop10023/chap2.htm Efficient Use of Highway Capacity Summary Report to Congress] (em inglês) U.S. Department of Transportation - Federal Higway Administration.
  4. Anexo I - Dos Conceitos e Definições Código Nacional de Trânsito (Brasil).
  5. Mais 700 motoristas são multados por trafegar em acostamento da BR-316 G1.