Bico de pena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stalowki.jpg

Bico de pena ou aparo[1] é uma ferramenta usada para escrita e desenhos.

Atualmente utilizada praticamente só para arte, a pena, é famosa pelo seu formato especial que permite aos artistas usufruir facilmente do chamado "efeito fino-grosso" do traço. Esse efeito costuma ser usado para dar volume aos desenhos, embora possa ser feito também com um pincel.

A bico de pena pode ser vendida de diversos modos. O mais barato é o bico em si (um objeto de metal pequeno, com alguns centímetros de comprimento), que deve ser acoplado a uma haste ou suporte. Há um orifício, ligado à ponta por um recorte, que serve de canaleta. Quando a bico de pena é mergulhada em tinta, a tensão superficial faz com que ela se fixe nesse buraco, e então vá escorrendo pela canaleta até a ponta. Dependendo da pressão exercida, o traço varia de grossura. Suportes de bico de pena podem ser comprados avulsos, uma vez que é muito mais confortável usar um suporte que se adapte bem à sua mão. Artistas que não usam um suporte adequado geralmente têm um calo no dedo médio.

Existem diversos tipos de penas e também diversas grossuras, cada um com seu traço específico e características próprias.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.