Birendra Bir Bikram Shah Dev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Birendra Bir Bikram Shah Dev, Rei do Nepal.

Birendra Bir Bikram Shah Dev, Rei do Nepal (विरेन्द्र वीर विक्रम शाह देव) (28 de dezembro de 19451 de Junho de 2001) foi rei do Nepal de 1972 a 2001, filho do rei Mahendra. É sem dúvida o rei mais famoso do Nepal.

Princípio[editar | editar código-fonte]

Birenda recebeu uma educação de alta qualidade nas principais instituições de ensino internacionais, como Eton College e Harvard University. Ele também viajou bastante antes de virar rei.

Reino[editar | editar código-fonte]

Birendra foi mais aberto à democracia parlamentar do que seu pai, e concedeu um governo democrático ao povo em 1990. Porém disputas políticas entre várias facções levou o país a inúmeros problemas como a guerra civil entre rebeldes maoistas e forças monarquistas, conflito esse que durou de 1996 até 2006.

Morte[editar | editar código-fonte]

O Nepal e o mundo se chocaram quando o rei e sua esposa, Aiswarya, foram assassinados durante um banquete real em primeiro de junho de 2001. O filho mais velho e herdeiro do trono, Dipendra, foi o atirador, mas também morreu por consequência de ferimentos. O irmão de Birenda, Gyanendra foi coroado rei.


Precedido por
Mahendra Bir Bikram Shah Dev
Rei (Raja) do Nepal
19722001
Sucedido por
Dipendra Bir Bikram Shah Dev