Borzoi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Borzoi
Nome original Russkaya Psovaya Borzaya
País de origem  Rússia
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 10
Seção 1 - Galgos (Lébreis) - de pelo comprido e franjeado
Estalão #193 - 13 de março de 2001

Borzoi[Nota] é uma raça canina oriunda da Rússia. Conhecido desde a Idade Média russa, foi a raça preferida dos nobres para caçadas e corridas. No século XV, cruzamentos seletivos aumentaram o tamanho e a pelagem para aperfeiçoarem o desempenho destes caninos em temperaturas mais baixas, além de terem criado sete diferentes variações, entre as quais a mais assemelhada com o moderno borzoi, chamada perchino. Os exemplares desta raça eram dados pelo czar da época aos seus visitantes. Todavia, durante a Revolução Russa, muitos borzois foram mortos por serem associados a nobreza e a aristocracia. Levada aos Estados Unidos, seu número aumentou rapidamente, chegando a adquirir o status de cão glamuroso, como companhia de celebridades. Canino de porte grande, apresenta a pelagem longa e encaracolada.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Borzoi. Dog Times. Página visitada em 3 de junho de 2011.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Borzoi
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.