Brometo de cianogênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brometo de cianogênio
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC Brometo de carbononitrídico
Outros nomes Cianeto de bromo, Bromocianeto, Cianobrometo, Brometo carbononitrídico, Bromociano, Bromocianogênio, Campilit, UN1889, BC
Identificadores
Número CAS 506-68-3
PubChem 10476
Número EINECS 208-051-2
ChemSpider 10044
Número RTECS GT2100000
SMILES
InChI
1/CBrN/c2-1-3
Propriedades
Fórmula química CBrN
Massa molar 105.92 g mol-1
Aparência Sólido incolor a branco com odor pungente
Densidade 2.015 g/cm3
Ponto de fusão

52 °C, 325 K, 126 °F

Ponto de ebulição

61.4 °C, 335 K, 143 °F

Solubilidade em água Hidrolisa-se
Solubilidade solúvel em álcool e éter [1]
Pressão de vapor 13 kPa (20 °C)
16.2 kPa (25 °C)
Riscos associados
Índice UE Não listado
Principais riscos
associados
Muito tóxico
NFPA 704
0
4
1
 
EUA Limite de exposição
permissível (PEL)
5 mg/m3
Compostos relacionados
haletos de cianogênio relacionados Fluoreto de cianogênio
Cloreto de cianogênio
Iodeto de cianogênio
Compostos relacionados Cianogênio
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Brometo de cianogênio[2]ou BC, é um composto pseudoalogênio com a fórmula CNBr. É usado para modificar biopolímeros, fragmentar proteínas e peptídeos, e sintetizar outros compostos. Brometo de cianogênio é um cristal em temperatura ambiente, não possui cheiro quando puro, quando puro tende ser bastante persistente, possui um ponto de fusão de 52 graus Celsius e um ponto de ebulição de 62 graus Celsius, quando impuro tende a se decompor facilmente e de forma explosiva, é guardado em soluções de Etanol podendo durar mais de dois meses, BC é o segundo pior agente em persistência, podendo durar em ambiente aberto por até duas semanas, mas já tende a se decompor logo depois da sua disseminação. Pode persistir em ambientes fechados por alguns meses. É solúvel em Éter etílico, Tetraidrofurano, Diclorometano, Clorofórmio, Cloroetano, Benzeno, Cicloexano e Hidrocarbonetos, em geral BC é neutro em solventes, reage com a água. BC é volátil a 25 graus Celsius emitindo gases incolores. Tende a se decompor facilmente na presença da luz emitindo Bromo e Cianogênio, é decomposto a partir da água e compostos básicos, possui decomposição semelhante aos outros agentes cianogênicos.

Toxicidade[3][4][editar | editar código-fonte]

A exposição ao BC causa principalmente dor de cabeça, confusão, ansiedade, tonturas, fraqueza, mal-estar e perda de consciência. Efeitos cardiovasculares: palpitações. Efeitos respiratórios: irritação do trato respiratório, dificuldade em respirar ou falta de ar (dispnéia) e aumento transitório na taxa e profundidade da respiração (hiperpneia), náuseas e vômitos (emese) pupilas dilatadas, inflamação da superfície do olho e cegueira temporária, os efeitos mais graves pela exposição são, coma, convulsões e pupilas dilatadas (midríase). Efeitos cardiovasculares: choque, ritmos cardíacos anormais ou desordenados (arritmias), pressão arterial extremamente baixa e parada cardíaca. Efeitos respiratórios: anormalmente rápido seguido de respirações anormalmente lentas; acumulação de líquido nos pulmões (edema pulmonar); e parada respiratória. Os órgãos mais suscetíveis ao cianeto são o sistema nervoso central (SNC) e o coração. A maioria dos efeitos clínicos é de origem CNS e não são específicos.  Aproximadamente 30 segundos após a inalação de uma alta concentração de cianeto, há uma hiperpneia transitória, seguida dentro de 30 segundos pelo aparecimento de convulsões. A atividade respiratória para dois a três minutos depois, e a atividade cardíaca cessa alguns minutos depois, ou aproximadamente seis a oito minutos após a exposição. O início e a progressão dos sinais e sintomas após a ingestão de cianeto ou após a inalação de uma menor concentração de vapor são mais lentos. Os primeiros efeitos podem não ocorrer até vários minutos após a exposição, e o curso do tempo desses efeitos depende da quantidade absorvida e da taxa de absorção. A hiperpneia transitória inicial pode ser seguida por sentimentos de ansiedade ou apreensão, agitação, vertigem, sensação de fraqueza, náuseas com ou sem vômitos e tremores musculares. Mais tarde, a consciência é perdida, a diminuição da respiração na taxa e profundidade, e convêm convulsões, apnéias e disritmias cardíacas e paralisação. Como esta cascata de eventos é prolongada, é possível o diagnóstico e o tratamento bem-sucedido.  Os efeitos do Brometo de cianogênio incluem os descritos para o cianeto de hidrogênio e Cloreto de cianogênio. O Brometo de cianogênio também é semelhante aos agentes anti-motim causando irritação nos olhos, nariz e vias aéreas, além de lacrimejamento marcado, rinorréia e broncosecreções. O agente em contato com os sais presentes na água dos tecidos tende a reagir rapidamente para formar sais tóxicos como Cianeto de sódio e Cianeto de ureia, em contato com a água dos tecidos BC tende a causar severas irritações em todos os meios de exposição, a hidrólise de BC produz ácido hipobromoso e Cianeto de hidrogênio, ambos tóxicos, e ambos causadores das irritações.

Síntese[5][editar | editar código-fonte]

Cianeto de bromo é obtido a partir de uma reação utilizado Brometo de sulfurila, Bromofosgênio ou Bromo liquido para reagir com Cianeto de sódio, a reação é feita a temperatura abaixo de 50 graus Celsius ou perante 50 graus Celsius e acima de 25 graus Celsius com direta destilação do Dióxido de enxofre, BC é separado por sublimação a 65 graus Celsius.

Referências

  1. Pradyot Patnaik. Handbook of Inorganic Chemicals. McGraw-Hill, 2002, ISBN 0070494398
  2. Ledgard, Jared. «A Laboratory History of Chemical Warfare Agents» (PDF). Consultado em 7 de março de 2018 
  3. «CYANOGEN BROMIDE - National Library of Medicine HSDB Database». toxnet.nlm.nih.gov. Consultado em 10 de março de 2018 
  4. «CYANOGEN BROMIDE» (PDF). NEW JERSEY DEPARTMENT OF HEALTH AND SENIOR SERVICES. Consultado em 10 de março de 2018 
  5. «Cyanogen bromide | chemical compound». Encyclopedia Britannica (em inglês)