Bryonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBryonia
Bryonia dioica

Bryonia dioica
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Género: Bryonia, L.
Espécies
B. alba
B. cretica
B. dioica

Bryonia, é um dos géneros de plantas da família das Cucurbitaceae.Possui raiz grossa e polposa, gavinhas filiformes e pubescentes, folhas palmadas, flores pequenas, de cor amarelo-pálida. Os frutos são constituidos por bagas vermelhas, não maiores que uma ervilha. Cresce nas sebes, nos matagais, nos bosques de toda a Itália, das zonas de média montanha ao mar. Tem propriedades laxativas, diuréticas, vermífugas, anti-reumáticas, revulsivas. Todavia é prudente administrar decocções, infusões e outros preparos após haver consultado um médico. A raiz dessa planta é venenosa e deve ser empregada com a máxima prudência. Partes da planta a serem utilizadas: a raiz, que após ser lavada e enxuta, deve ser cortada em fatias e dessecadas à sombra. PREPARAÇÕES: Contusões Cataplasma: esmagar 30 gr de raiz fresca, estendê-la sobre uma gaze e aplicar o cataplasma sobre a região atingida. A raiz de briônia tem forte poder revulsivo, devido ao qual não se deve fazer uso constante e prolongado da mesma, pois poderia provocar sérias irritações cutâneas.

Este género compreende as espécies:

  • Bryonia alba- Também chamada de Briônia Branca, pertence a família das Cucurbitáceas e é encontrada com certa frequência nos bosques, nas pastagens, sobre as sebes da Itália setentrional e central. As suas propriedades terapêuticas são idênticas aquelas da Bryonia dioica.

Referência: Enciclopédia das ervas e plantas medicinais. 3 vol. São Paulo: Hemus-livraria editora Ltda, 1979. p. 88.

  • Bryonia cretica
  • Bryonia dioica (Jacq.),que é uma espécie espontânea em Portugal, excepto no Sul.

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Monoecia, ordem Syngenesia Species plantarum (1753)

Constituintes tóxicos existentes nesta grupo:

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.