Bueiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

.

Bueiro de sistema combinado em uso.

Bueiro ou boca-de-lobo são as valas, geralmente localizadas ao longo das vias pavimentadas, para onde escoam as águas da chuva drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais. É comum certa confusão no uso do termo. No português europeu, a tampa redonda de metal que se vê em geral no meio da rua é, na verdade, a tampa de um poço ou caixa de visita, erradamente chamada, às vezes, de bueiro. No Brasil o termo "bueiro" para se referir também ao poço de sendo utilizado inclusive em noticiários, por exemplo.[1]

A especialização da engenharia civil que estuda a drenagem pluvial, também chamado de esgoto pluvial é a engenharia hidráulica.

Nas rodovias e ferrovias, denominam-se bueiros também as tubulações de drenagem dos rios e córregos que cruzam o leito da estrada.

Instalação[editar | editar código-fonte]

Para o cálculo dos bueiros e das redes de drenagem são utilizados diversos métodos em hidrologia e em especial o chamado "Método Racional", através da Fórmula Racional:

Q = C.i.A

onde: Q = vazão ; C = coeficiente de escoamento superficial ou ; i = intensidade da chuva local; A = área de drenagem da bacia hidrográfica.

As instalações de bueiros possuem três formas comuns:

Exemplo de boca-de-lobo, em Belo Horizonte.
  • Caixa com grelha ou grade: sistema de captação vertical formado por um orifício na sarjeta, em geral retangular, coberto por uma grade metálica ou de concreto;
  • Boca-de-lobo: sistema de captação lateral em que uma caixa apresenta-se coberta por uma tampa, em geral de concreto, e, abaixo dela, na altura da sarjeta, há uma abertura para a entrada das águas;
  • Sistema combinado: formado por uma grelha e uma boca-de-lobo.

Os bueiros são pontos importantes da rede de drenagem da cidade. A instalação de bueiros é importante também para o controle das enchentes, já que capta a água das chuvas que não infiltra no solo por causa de sua impermeabilização.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rios, Jorge L. Paes - "Controle de Enchentes. Metodologia de Projeto" - Congresso Interamericano de AIDIS - Panamá, 1982.
  • Azevedo Netto et al. - Manual de Hidráulica - Editora Blucher - São Paulo, 2001.


Referências

  1. Explosão de bueiro deixa turista ferida em Copacabana (em português) (29 de junho de 2010). Visitado em 15 de julho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bueiro

Ver também[editar | editar código-fonte]